TEMAS INEXPLICADOS

Fita da chegada do homem à Lua foi apagada

Fita da chegada do homem à Lua foi apagadaWASHINGTON - As gravações originais da chegada do homem à Lua pela primeira vez, há 40 anos, foram apagadas e reutilizadas.Novas cópias restauradas da transmissão original, entretanto, parecem ainda melhores, disseram dirigentes da Nasa. A Nasa divulgou as primeiras cenas da completa renovação digital da gravação original, ...

que deixam mais claras as imagens granuladas e turvas de Neil Armstrong e Buzz Aldrin andando na superfície da Lua. O conjunto completo de gravações, restaurado pela Lowry Digital, empresa da Califórnia, será divulgado em setembro. Uma amostra está disponível no site da Nasa (www.nasa.gov). A Nasa admitiu em 2006 que ninguém conseguiu encontrar a gravação original em vídeo do desembarque em 20 de julho de 1969. 

Leia também - Enormes mudanças estão bem próximas

Desde então, Richard Nafzger, um engenheiro do Centro de Voos Espaciais Goddard, da Nasa, no Estado de Maryland, vem procurando as fitas. Ele foi o supervisor do processo de televisionamento durante a missão da Apolo 11. A boa notícia é que ele descobriu onde as fitas foram parar. A má notícia é que elas eram parte de um lote de 200.000 unidades que foram desmagnetizadas -- apagadas magneticamente - e reutilizadas para economizar dinheiro.

"A meta era a TV ao vivo," disse Nafzger em uma entrevista à imprensa. ´Nós deveríamos ter tido um historiador no comando disso, dizendo: ´Não me importo se vocês não vão mais usá-las, nós vamos guardá-las,´" declarou. Eles encontraram boas cópias nos arquivos da CBS News e algumas gravações chamadas cinescópios em depósitos de filme no Centro Espacial Johnson.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/fita-da-chegada-do-homem-a-lua-foi-apagada-17072009-2.shl