TEMAS INEXPLICADOS

Dicionário de Tecnicas adivinhatórias

adivinha5aA - ACULTOMANCIA: Leitura da sorte feita com agulhas. Nesse método, colocam-se 25 agulhas dentro de um prato e, em seguida, derrama-se um pouco de água sobre elas. As agulhas que se cruzarem indicarão o número de pessoas que atrapalharão o consulente durante determinado período. AEROMANCIA: Adivinhação pelos fenômenos aéreos. É um ramo da astrologia e a teratoscopia é uma divisão desta aciência. São interpretações a partir DO MOVIMENTO do vento, ar, temperatura e dos espectros que aparecem nas nuvens. Ver: NEFELOMANCIA. ALECTROMANCIA: Arte de adivinhar por meio de um Galo. A operação é feita da seguinte maneira: Traça-se um círculo com carvão, dividindo em quatro porções, com o alfabeto na volta, em cada letra coloca-se um grão de trigo ou milho. Salta-se o galo no centro e a letra que ele comer o milho vai formando palavras.

ALEUROMANCIA: Arte adivinhar por meio da farinha. Coloca-se a farinha numa vasilhame com água, depois retira-se a água deixando secar das 11 horas até 12 (meio-dia). Deve-se pronunciar as palavras: "abi ab encantamento venefico". Na hora que coloca-se a água e na hora que se retira. Após a farinha secar, poderá formar relevos, desenhos, rabiscos, figuras, etc.

ALFITOMANCIA: Adivinhação antiga por meio do pão de cevada. Eram cortado NACOS de pão de cevada e numa mesa todos os suspeitos tinham que engolir o pão, quem se engasgasse e tivesse dificuldade de engolir, era o culpado: Daí o ditado: Que eu me engasgue, com esse pedaço de pão, se estiver mentindo".

ALOMANCIA: Adivinhação por meio do Sal. O sal na idade média, era considerado um elemento de alto poder, inclusive já foi moeda de troca, a palavra SALÁRIO tem origem no SAL, que era o pagamento do exército romano. O sal tem o poder de afugentar demônios, segundo o ocultismo.

AMNIOMANCIA: Arte de prever o futuro olhando a membrana que cobre a cabeça dos recém-nascidos. Uma das fontes que as antigas parteiras tinham era ver a cor da membrana. Se fosse vermelha, era uma vida boa para o recém-nascido, mas se fosse cor de chumbo, ele passaria muito trabalho na vida terrena.

APATOMANCIA: Adivinhação por meio das coisas que se vêem na hora. A este gênero de adivinhação pertencem os presságios, fundados no encontro de uma lebre, a passagem de uma águia no ar, gato preto atravessa a sua frente, borboleta em sua volta, etc.

ANTRACOMANCIA: Antiga adivinhação pelo exame do carvão incandescente.

ANTROPOMANCIA: Arte de adivinhar o futuro, através de observação das vísceras humanas. Uma forma antiga e afortunadamente, esperemos, desaparecida, que consistia em arrumar tudo com base em sacrifícios humanos, para acalmar os deuses, espíritos malignos, e ao mesmo tempo, livrar-se de algum cidadão inconveniente. Era de vital importância a leitura do coração, do sacrificado, para decifrar o futuro.

APANTOMANCIA: Trata de tirar conclusões a partir de encontros fortuitos com animais ou coisas que se apresentam inesperadamente aos olhos. Isto abrange desde as superstições normais contra gatos pretos, até formas e cidades; em virtude de avistar uma águia sustentando em seu bico uma serpente viva, que hoje constitui o escudo mexicano e que em sua época, serviu para determinar o local em que se fundou a Cidade do México. As manifestações mais favoráveis eram as borboletas portadoras de saúde e felicidade e os grilos, símbolos de boa sorte, ao contrário das plumas de pavão real, as mais funestas, afora o gato, eram as pombas brancas que entravam em uma casa e as ratazanas que saíam, presságio de morte na moradia. O canto do galo em pleno dia pressagia uma agradável visita próxima.

AQUILEOMANCIA: Seu nome provém das cinqüenta varetas de aquilégia que são utilizadas neste jogo, que é uma variação da primitiva forma de rabdomancia (adivinhação por meio de varinha mágica; rabdoscopia).

ARACNOMANCIA: Adivinhação através da teia de seda que a aranha vai tecendo.

ARITMOMANCIA ou ARIMOMANCIA: É uma forma arcaica da Numerologia, baseada em números e no valor das letras, inventada pelos caldeus que a legaram aos gregos.

ARUSPICAÇÃO: Adivinhação do futuro mediante o exame das entranhas das vítimas (animais mortos). Foi uma das maiores artes no tempo dos Etruscos, que souberam conseguir um posto nas cortes romanas. Nada se fazia sem consultá-los e seus conselhos sempre eram baseados também em todo tipo de fenômeno atmosférico. Os Arúspices utilizavam um estranho e complicado ritual pseudocientífico que contrastava com a simplicidade dos primitivos augures Etruscos, que se limitavam a solicitar uma resposta positiva ou negativa dos deuses mediante o vôo ascendente ou descendente dos pássaros.

ASTRAGALOMANCIA ou ASTRAGIROMANCIA: Predição por meio de ossos que se lançavam ao ar e cujos presságios dependiam da forma em que caíam. Hoje persiste o uso do osso (astrágalo), que vem substituído por objetos mais comuns, como caixas de fósforos, dados, etc.

ASTROMANCIA: Arte de adivinhar por meio dos astros.

AUGÚRIO: É um sistema tão antigo quanto o homem, baseado na observação do vôo das aves. Em Roma, o primeiro plano da adivinhação foi disputado com os arúspices e como já dissemos, nada era feito sem contar com seus prévios conselhos. Em inúmeras ocasiões, viram-se obrigados a fantasiar suas visões, por receio aos despóticos Césares, que continuamente colocavam em perigo suas vidas. César escutou de um deles, pouco antes de morrer, a célebre frase de que se cuidasse dos Idos de Março.

AUSTROMANCIA ou EOLOMANCIA: Baseada na direção das nuvens e do vento.

AXINOMANCIA: Adivinhação por meio do desgaste e formas que, ao fundir-se, toma o azeviche. Foi particularmente empregada na Galícia.

AXIOMANCIA: Adivinhação por meio de um machado. Era utilizada para saber a direção em que tinham fugido os ladrões, inimigos e outros malfeitores, mediante a observação das vibrações de um machado cravado em um tronco e, sobretudo, pelo sentido de seu cabo.


B

BELOMANCIA: Adivinhação através de flechas muito usada por todos os povos da antiguidade. O processo é até hoje usado pelos árabes. Três flechas são colocados num saco, cada uma com uma mensagem, a que o guerreiro tirar, dá o presságio de sua pergunta.

BIBLIOMANCIA: Nesse método de adivinhação, uma Bíblia é folheada com uma agulha e o consulente toma nota da primeira palavra de cada página que abrir. A frase formada por essas palavras será a "profecia".

BOTONOMANCIA: Adivinhação por meio de ramos, folhas, e a interferencia do vento. Perguntas são feitas, e a própria natureza responde, através de acenos, dos ramos, confiando-se nas rajadas das brisas e ventos.

BRIZOMANCIA: Nome que se costuma dar a arte de interpretação dos sonhos. Brizo é a deusa do descanso natural

BÚZIOS:Pequenas conchas do mar utilizadas para a leitura da sorte. O jogo é de origem africana.

 

adivinha2a


C


CAFEOMANCIA:Leitura da sorte pela borra de café que fica no fundo do prato ou xícara do consulente.

CAOMANCIA: Clarividência ou método de prever o futuro pela observação de imagens aéreas.

CAPNOMANCIA: Leitura da sorte pela fumaça liberada por determinadas ervas mágicas, quando queimadas.

CARTOMANCIA: Sistema de adivinhação pelas cartas do baralho comum.Os naipes iluminados como os manuscritos eram antigamente muito caros. Em 1470, por exemplo, Visconti, duque de Milão, pagou mil e quinhentas peças de ouro a um pintor francês por um jogo de cartas. As cartas do baralho comum - utilizado para jogos como canastra, bridge, buraco, truco e tantos outros - podem trazer indicações surpreendentes sobre os vários setores de nossas vidas. As civilizações mais antigas da humanidade já usavam as cartas e seus equivalentes, tanto como diversão lúdica quanto para vislumbrar o passado, o presente e o futuro dos consulentes. Se você quer apenas um conselho, ou vislumbre sobre alguma situação, escolha o jogo de uma carta. Desejando uma análise mais detalhada, opte pelo jogo de três cartas - que vai mostrar o que aconteceu para que se chegasse à situação atual e apontará um possível caminho ou solução.

CATROPTOMANCIA: Adivinhação por meio de espelhos.Por arte e poder dos conjuros, o diabo faz aparecer neles a pessoa e os objetos que se deseja ver. No passado, as bruxas usavam este processo para saber onde estavam escondidos os autores de furtos e mortes. Hoje as ciências ocultas nos falam dos espelhos mágicos como maneira eficaz para investigar o distante e o desconhecido.

CAUSINOMANCIA OU PIROMANCIA: Leitura da sorte pelo fogo.

CERAUNOSCOPIA - Adivinhação que os antigos, praticavam pela observação dos raios e dos relâmpagos e dos trovões, assim como de outros fenômenos do ar.

CEROMANCIA: Adivinhação com cera líquida. Lança-se a cera sobre uma superfície de madeira lisa enquanto as Salamandras são invocadas. Depois de solidificada, a cera formará desenhos que darão as respostas que o consulente deseja.

CLEDONISMANCIA:Quando estamos preocupados, a primeira frase que chega ao nossos ouvidos, é um processo de prevenir e até definir o problema, basta saber interpretar as dicas vindas pela força desse processo.

CLEIDOMANCIA: Processo de adivinhação usando-se uma chave, papel enrolado com o problema, e um fita enrolada na chave. A fita deve ser retirada de dentro da bíblia, pergunta-se se a chave desenrolar-se para um lado ou girar, a resposta é positiva ou negativa.

CLEROMANCIA: Adivinhação feita com dados, ou fichas pretas e brancas que formem figuras, imagens.

CRANIOMANCIA: Arte de adivinhar o futuro de uma pessoa pelo formato de sua cabeça.

CRISTALOMANCIA: Adivinhação com cristais.

CROMNIOMANCIA: Adivinhação feita com cebolas.


D


DACTILOMANCIA: Método de adivinhação por meio da forma e dos materiais dos anéis usados pelas pessoas.Traça-se um círculo com o alfabeto e números distribuídos uniformemente, depois amarra-se um anel, aliança da pessoa que deseja saber, e o sistema pendular vai formando palavras.

DAFNOMANCIA: Processo de adivinhação, por meio de folhas de louro, um dos processos é perguntando e jogando as folhas ao alto, sobre uma fogueira, se esta se queimar, a resposta é afirmativa, se não se queimar a resposta é negativa.

DEMONOMANCIA: Obtenção de respostas, através de rituais usando demônios.

DENDROMANCIA: Arte de ver o futuro, observando, troncos e arbustos derrubados.


E


ENOMANCIA: Arte de adivinhar o futuro, observando o vinho, cor, textura, cheiro, borra no fundo do copo.

EOLOMANCIA: Observação do vento, rajadas, barulho, redemoinhos, etc.

EROMANCIA: Método muito comum entre os persas, que deve ser feito da seguinte maneira: o consulente segura uma vasilha de água nas mãos enquanto tapa o rosto com um pano. Então formula uma pergunta e observa a água. Caso ela esteja fervendo, a resposta será positiva.

ESCAPULOMANCIA: Arte de prever o futuro observando os ossos de uma caveira (principalmente o tronco).

ESCARPOMANCIA: leitura da sorte baseada no estudo dos sapatos do consulente .

ESTICOMANCIA: Abrir uma página ao acaso, retirar dessas observações, avisos, presságios.

 

adivinha3a

 


F


FARMACOMANCIA: Prever o futuro induzido, por meio de drogas, alucinógenos.

FILODOROMANCIA: Arte de adivinhar e vaticinar o futuro quando o adivinho bate uma flor e observa o ruído das pétalas sobre a mão do consulente.

FISIOGONOMIA -  Adivinhação de caráter pelas formas do rosto.


G


GASTROMANCIA: Adivinhação feita por meio do estômago, magos, bruxos antigos, evocavam demonios que penetravam em seus estomagos, e respondiam sem que estes movessem os lábios.

GEROMANCIA: Essa adivinhação era feita pelo exame das vísceras de mortos, ou vítimas. Conhecidos como Arúspices, e o grande Cícero era um dos que usava esse método.

GEOMANCIA: Oráculo dos povos do deserto do Saara (leitura da sorte através de pedras), que consiste na leitura dos rabiscos feitos ao acaso na areia. Assim os sacerdotes previam o futuro. Hoje há uma versão modernizada e de fácil leitura desse oráculo.

GLOSSOMANCIA: Arte de adivinhar pelo formato da língua.

GRAFOLOGIA - Sistema de conhecimentos pertencente ao quadro das ciências ocultas, que, pelo exame da forma de um escrito, deduz as tendências principais caráter e inclinações - do indivíduo que o fez. Para proceder assim, a arte grafológica se baseia ou se fundamenta no fato de que, gerando o pensamento da pessoa que escreve, movimentos fisiológicos mecânicos em seu organismo - em perfeita consonância com o seu modo de ser e de proceder -, a escritura, ou melhor, a materialização indelével do caráter do indivíduo, não pode deixar de refletir ao menos o estado psicológico da alma no momento em que escreve; é portanto um reflexo fiel dela.


H


HEPATOMANCIA: Arte divinatória através da observarção das visceras dos animais, principalmente o formato do FÍGADO.
HETEROMANACIA: Arte divinatória baseada na observação do vôo das aves.

HIDROMANCIA: Método baseado na observação da água. Uso de um pendulo que toca na água e dá batidas na parede da vasilhame usada.

HIEROMANCIA: Observação das entranhas dos animais.

HIPOMANCIA: Arte de prever o futuro, observando o patear, relinchos, comportamento dos cavalos (equinos). Também como presságio, alerta sobre um acontecimento.


I


ICHTIOMANCIA ou Ictiomancia: Método muito usado na antiguidade. Baseia-se na interpretação de certos sinais existentes nas entranhas dos peixes.


L


LACOMANCIA: Arte de interpretar o futuro, observando os dados

LAMPADOMANCIA: Uso de lamparinas, e o movimento da chama, forma figuras, espectros, para interpretação.

LEBANOMANCIA: Sistema de adivinhação muito comum entre os antigos gregos e romanos. Consiste na queima de perfumes aos pés das divindades. As mensagens a ser interpretadas aparecem na fumaça que sai das chamas.

LECANOMANCIA: Método de adivinhação que utiliza água, ouro e pedras preciosas.

LIBANOMANCIA: Arte de ver o futuro observando a fumaça que se forma na queima do incenso.

LICNOMANCIA: Arte de adivinhar o futuro por meio do movimento das sombras, de uma chama de vela, tocha, etc.

LITOMANCIA: Arte de predizer o futuro por meio de pedras. O consulente bate uma pedra na outra e o mago interpreta a mensagem de acordo com o som produzido.


M


Margaritomancia: adivinhação por pérolas.

MELANOMANCIA: Arte de vaticinar o futuro de uma pessoa, através de observações na pele, como coloração, marcas, sinais e manchas.

MIOMANCIA: Observação dos ratos para adivinhar o futuro.

MOLIBDOMANCIA: Arte de observar o as figuras formadas e o formato do chumbo quente, quando derramado na água fria.


N


NAIRANCIA: Prática divinatória de origem árabe, baseada na previsão do futuro pela observação do sol e da lua.

NEFELOMANCIA: Arte de adivinhar o futuro pelo formato das núvens.

NECROMANCIA: Método onde as adivinhações são feitas pela observação da cabeça de um cadáver ou pela invocação das almas.

NIGROMANCIA: Sistema de adivinhação que usa locais tenebrosos, como cavernas, minas, vales, matas fechadas, sempre feito a noite.

 

adivinha4a


O


OCULOMANCIA: Sistema de adivinhação observando os gestos, maneira de agir do suspeito, os adivinhos treinados até previam gestos e trejeitos dos suspeitos.

OFIDIOMANCIA ou OFIOMANCIA: Sistema no qual se interpretam os movimentos das serpentes.

OINOMANCIA: Adivinhação pelo vinho, muito usada pelos persas na antiguidade.

OLOLIGMANCIA: Sistema de adivinhação que usa os latidos de cães.

ONFALOMANCIA: Sistema de adivinhação usada pelas antigas parteiras, que liam as características do umbigo do recém-nascido.

ONICOMANCIA: Arte divinatória na qual se observam as unhas do consulente.

ONIROMANCIA: Arte de adivinhação por meio da interpretação de sonhos.

ONOMANCIA: Adivinhação baseada no nome das pessoas.

OOMANCIA: Processo de adivinhação usado por meio de quebra de ovos numa bacia de água, lendo-se o desenho que se forma, pela clara que se espalha pela água.

ORNITOMANCIA OU  OENISTICIA: Adivinhação pela interpretação do canto e do vôo das aves..

OUIJA – Tabuleiro constituído de uma prancheta com o alfabeto e outros símbolos. Usado para manter contato com os espíritos.

Ouija é marca registrada.


P


PALMASCOPIA: Augúrio tirado das palpitações notadas por meio da mão em diversas partes do corpo da vítima dedicada ao sacrifício.

PARTENOMANCIA: - Observação de uma mulher, usando como ponto de observação a nuca, para saber sobre a virgindade de uma mulher.

PEGOMANCIA: Consiste em lançar uma pedra dentro da água (de preferência fonte natural) e observar seus movimentos. queimar um objeto pessoal e observar o tempo e a maneira como o fogo age.

PERATOSCOPIA: Adivinhação baseada no significado atribuído aos fenômenos e coisas extraordinárias que apareciam nos ares.
PHILLORODOMANCIA: Sistema grego antigo de adivinhação que usa as folhas e da rosa.

PIROMANCIA: Arte de adivinhação observando as chamas do fogo.

PSEPHOSMANCIA: Sistema antigo que usava determinadas posições das pedrinhas da areia nas praias da grécia. Essas pedrinhas formavam figuras.

PSICOMANCIA: arte de adivinhação usando a comunicação com os espíritos dos mortos, dentre esses meios está o JOGO DO COPO, no qual usa-se um círculo formado com letras e números e um copo virado no meio no qual as pessoas com o dedo indicador, sem tocar ou empurrar o copo, fazem pergunta e invocam os mortos.


Q


QUIROMANCIA: Baseada na análise e na interpretação de sinais e linhas das palmas das mãos.

QUIRONOMIA:  Subdivisão da quiromancia que analisa o formato dos dedos e das mãos .


R


ABDOMANCIA: Técnica usada na antiguidade para a localização de minérios e nascentes de água potável. Os rabdomancistas usavam a forquilha tirada de uma árvore de galhos finos e flexíveis. Sistema de adivinhação para achar, água, tesouros. Era costume usar as duas mãos, uma em cada lado do galho e a ponta era tocado num objeto similar, depois vasculha-se o terreno, era aconselhado não usar nada de metal no corpo. Se alguém procurava ouro, tocava a ponta da vara, num objeto de ouro, depois buscava no terreno o metal, e assim por diante.

RHAPCODOMANCIA ou RAPSODOMANCIA: Adivinhação usando um livro de poesia, ou uma obra literária, e buscava-se aleatoriamente abrindo uma página e as primeiras palavras seriam a resposta, após uma pergunta.

 

S


SELENOMANCIA: Arte de adivinhação observando movimento, posição da lua.

SCIAMANCIA: Sistema de adivinhação, baseado na evocação das almas, diferencia-se da NECROMANCIA, que usa os restos mortais, neste caso é a suposta presença de vultos, sombra simulacro  do espírito.

SIDEROMANCIA: Conjunto de conhecimentos que englobam o conjunto de corpos celestes, seus movimentos em relação a terra.

SPODOMANCIA: Estudo antigos das cinzas das fogueiras dos sacrifícios humanos. Essa cinza era muito procurada pelos feiticeiros e bruxas da época.


T


TEIMANCIA: Arte de adivinhação, usando o estudo sobre as folhas do chá.

TETRAMANCIA: Arte de adivinhação, usando a cinza de animais queimados e sacrificados.

TEOMANCIA: Adivinhação por meio de oráculos. Comum nos templos dos Deuses e Deusas Greco-Romano. Evocação dos Deuses, ou de Deus.

TIROMANCIA: - Arte de adivinhação estudando orifício dos queijos.


U


UROMANCIA: Arte de adivinhação, estudando a urina


X


ILOMANCIA: Sistema de adivinhação que usa pedaços de madeira para fazer as previsões.


Z


Zairagia: De origem árabe, consiste em colocar vários círculos, uns dentro dos outros, girando constantemente. Nas bordas dos círculos colocam-se todas as letras do alfabeto, que vão formando palavras. Dessas palavras, devidamente interpretadas, sairão as profecias.

Zoomancia: - Arte de prever o futuro, vendo o movimento e comportamento dos animais.

 

Fonte: http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/