SÍMBOLOS E OBJETOS

O Beija-Flor: Uma Jornada Mágica de Renascimento e Autoaceitação

jaflor1O colibri, popularmente conhecido como beija-flor, desempenha o papel de mensageiro divino, representando o renascimento, a delicadeza e a cura. Além de suas propriedades mágicas, a ave pode ser interpretada como um símbolo de alegria e vitalidade, pois movimenta suas ...

asas com determinação e possui um ritmo cardíaco acelerado. Para os povos ameríndios, o beija-flor é um ícone de beleza, harmonia, verdade e força. Na tradição dos índios hopis, localizados no Arizona, o beija-flor é considerado um herói que resgata a humanidade da escassez, intervindo junto ao deus do crescimento e germinação. Já os índios tukanos, na Colômbia, enxergam nos colibris uma representação simbólica da virilidade, associada aos conceitos de pênis, ereção e vigor, devido à sua interação com as flores. Os astecas acreditavam que as almas dos guerreiros falecidos retornavam à terra na forma de beija-flores ou borboletas. O Xamanismo atribui ao beija-flor significados como amor puro, cura e sorte. Este aliado espiritual proporciona clareza para enfrentar os desafios da vida com serenidade e autoaceitação. O xamã que tem o beija-flor como seu Animal de Poder busca constantemente conexão com sua energia interior e magia, visando a contemplação e a unicidade com o ambiente ao seu redor. O xamã beija-flor é um mensageiro do Grande Espírito, destinado a trazer mensagens de cura para a humanidade e aliviar suas aflições emocionais.

O beija-flor nos inspira a apreciar a suavidade da existência, contemplando as maravilhas do cotidiano e buscando a unicidade com toda a humanidade. Em momentos de tristeza e incerteza, a presença inesperada de um beija-flor, seja no jardim, na floresta, na varanda ou em qualquer lugar, é interpretada como um sinal de que a dor e a decepção logo serão superadas. O beija-flor, qual uma fada especial, traz consigo mudança, paz, amor e um novo começo para aqueles que enfrentam dificuldades.

Segundo lendas, contos e superstições, a entrada de um beija-flor em casa ou sua aproximação frequente pode indicar futuros acontecimentos, notícias ou avisos, positivos ou negativos. No caso de notícias desfavoráveis, é considerado um alerta para a pessoa se precaver contra eventos adversos. Contudo, avistar um beija-flor no jardim, na janela, na porta ou durante uma caminhada inesperada sugere boa sorte nas empreitadas atuais. Este encontro também pode prenunciar eventos positivos nos próximos dias, como mudanças profissionais, auxílio financeiro, resolução de problemas de saúde, o surgimento de um novo amor, a superação de relacionamentos antigos e não resolvidos, bem como a indicação de harmonia, finalização de tristezas, inícios de novas fases e alegrias. O beija-flor, além disso, é associado a boas energias e harmonia, sendo a visita constante desses pássaros interpretada como um sinal de prosperidade e felicidade duradoura na residência.

jaflor2

A defesa espiritual também se configura como um aliado poderoso desse Ser de Poder, atuando como o arquétipo do SENTIMENTO DE AFETO. As energias e fluidos que ele absorve são sempre de alta frequência vibratória. Assim, ao contemplarmos o Colibri, conectamo-nos à coletividade do Afeto Incondicional, que sustenta todo o cosmos – tangível e intangível.

O Colibri é uma ave da família Trochilidae, de pequeno porte e frequentemente exibindo plumagem vistosa e reluzente. O colibri é também conhecido como beija-flor, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel. No total, existem aproximadamente 325 espécies de colibris ao redor do globo. Esta ave pertence à ordem dos apodiformes, compartilhando algumas semelhanças com as andorinhas. Os apodiformes têm asas finas e longas, permitindo-lhes voar a altas velocidades. Os colibris não têm a habilidade de caminhar ou saltar, sendo que suas patas têm como única finalidade agarrar-se a ninhos, muros ou penhascos.

Eles têm a capacidade de voar em qualquer direção, sendo frequentemente comparados a helicópteros. Possuem um bico longo e uma língua bifurcada e extensa, utilizada para extrair o néctar das flores. Além disso, sua dieta inclui, ocasionalmente, a ingestão de moscas e formigas. Essa ave consome cerca de 50% de seu peso em açúcar diariamente e alimenta-se em média de 5 a 8 vezes por hora. A coloração da plumagem do colibri não é resultado da pigmentação da pena, mas sim da iridescência na disposição das penas e da influência de fatores como luz, umidade e outros.

Os colibris apresentam entre 1.000 e 1.500 penas, figurando como uma das aves com menor quantidade de penas no mundo. Aproximadamente 25 a 30% do peso do colibri está concentrado nos músculos peitorais, essenciais para o voo. Suas asas batem entre 50 e 200 vezes por segundo, variando conforme a direção do voo e as condições climáticas. O ritmo cardíaco do colibri é notavelmente elevado, alcançando cerca de 1.200 batidas por minuto. Apesar do tamanho diminuto, os colibris são uma das espécies de aves mais assertivas, ocasionalmente confrontando aves consideravelmente maiores que invadem seu território, como corvos e falcões. Em inglês, o termo colibri é traduzido como hummingbird, sendo que "humming" corresponde ao som produzido pelo bater de suas asas.

REFERENCIAS   YOUTUBE

                         DALLA BLOG

                         LOTUS XAMANISMO

                         SONHO ASTRAL