O Simbolismo da Cobra

cosim1A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a vida, a sensualidade, a dualidade, a luz, a escuridão, o mistério, a tentação, o engano, a morte, a destruição.

Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio. Devido a sua forma fálica, seu corpo esguio e sua maneira de se locomover, a cobra representa sensualidade.

Significado Religioso - Na história bíblica, Eva provou a maçã - o fruto proibido - porque a serpente, essa criatura diabólica ligada ao submundo lhe convenceu, de modo que esse réptil representa também a tentação, o engano e a destruição. Por outro lado, no Budismo a cobra está associada às divindades e ao poder divino visto que o rei das cobras acolheu Buda. Da mesma maneira, na Mitologia Hindu, a serpente Naga é representada com tronco humano e cauda de cobra e simboliza a chuva, a renovação e a fertilidade. Além disso, no Hinduísmo a cobra também está associados ao "kundalini", energia sexual e vital, e às divindades Shiva, Vishnu e Ganesha.

Significado na Medicina - Vale lembrar que Esculápio ou Asclépio, o deus greco-romano da medicina, é representado por um bastão onde uma cobra entrelaçada simboliza o renascimento e a fertilidade, do qual resulta o símbolo da medicina. Curioso notar que, a característica da cobra de trocar sua pele durante a vida simboliza a renovação, a ressurreição e a cura. No símbolo da enfermagem, por sua vez, a cobra também está presente.

Leia também - Triquetra

Além disso, na mitologia grega há muitas lendas associadas às serpentes, com destaque para o mito de Laocoonte, personagem épico da guerra de troia que desobedece Apolo e, assim, envia duas serpentes para matá-lo. Ademais, no mito de Hércules, herói da mitologia grega, ele combate a Hidra de Lerna, animal com corpo de dragão e nove cabeças de serpente. Na mitologia dos povos pré-hispânicos (astecas, toltecas, olmecas) a Serpiente Emplumada ou Quetzalcoatl representava a divindade da água uma vez que simboliza a vida, o alimento físico e espiritual, a morte e a ressurreição.

No horóscopo chinês, considerado um signo Yin (a terra, a escuridão, a noite, a lua), a serpente designa pessoas com personalidades criativas, bastante cautelosas e responsáveis, além de apresentarem grande sensualidade. Por outro lado, as pessoas regidas por esse signo podem ser demasiado misteriosas, inseguras e desconfiadas.

 

Fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade