SÍMBOLOS E OBJETOS

Entre Deuses e Demônios: O Simbolismo Profundo da Cobra

cosim1A serpente simboliza a vitalidade, o renascimento, a renovação, a criação, a vida, a sensualidade, a dualidade, a luz, a escuridão, o mistério, a tentação, o engano, a morte e a destruição. Esse ser reservado, enigmático e, em algumas ocasiões, venenoso, carrega várias representações, por vezes positivas e outras negativas, uma vez que várias culturas associam a cobra ou serpente a divindades ou entidades malignas. Devido à sua forma fálica, corpo esguio e modo de locomoção, a serpente simboliza a sensualidade.

Significado Religioso - Na narrativa bíblica, Eva consumiu o fruto proibido, a maçã, instigada pela serpente, uma criatura diabólica associada ao submundo, tornando o réptil símbolo de tentação, engano e destruição. Por outro lado, no Budismo, a cobra está ligada às divindades e ao poder divino, já que o rei das cobras acolheu Buda. Da mesma forma, na Mitologia Hindu, a serpente Naga, representada com torso humano e cauda de cobra, simboliza chuva, renovação e fertilidade. Adicionalmente, no Hinduísmo, a serpente está vinculada ao "kundalini", energia sexual e vital, e às divindades Shiva, Vishnu e Ganesha.

Significado na Medicina - É relevante mencionar que Esculápio ou Asclépio, o deus greco-romano da medicina, é retratado com um bastão onde uma serpente entrelaçada simboliza o renascimento e a fertilidade, originando o símbolo da medicina. Interessante observar que a característica da cobra de trocar a pele durante a vida representa a renovação, a ressurreição e a cura. No símbolo da enfermagem, também, a serpente está presente.

Além disso, na tradição mitológica da Grécia, encontram-se diversas narrativas relacionadas a répteis, notadamente destacando-se o mito de Laocoonte. Este personagem épico da Guerra de Troia, ao desafiar as ordens de Apolo, atraiu a ira da divindade, que enviou duas serpentes para puni-lo. Paralelamente, na saga de Hércules, o herói da mitologia grega, confronta a Hidra de Lerna, uma criatura com corpo de dragão e nove cabeças de serpente. Nos mitos dos povos pré-hispânicos, como os astecas, toltecas e olmecas, a Serpente Emplumada ou Quetzalcoatl simboliza a divindade da água, representando aspectos fundamentais da existência, como vida, sustento físico e espiritual, morte e ressurreição.

No contexto do horóscopo chinês, a serpente, atribuída ao signo Yin (associado à terra, escuridão, noite e lua), caracteriza indivíduos dotados de criatividade, cautela e responsabilidade, destacando-se ainda por sua sensualidade pronunciada. Por outro lado, aqueles regidos por este signo podem manifestar uma aura de mistério, mostrando-se por vezes inseguros e desconfiados.

REFERENCIAS:   TERRA

                          YOUTUBE

                          WIKIPÉDIA

                          ASTRO CENTRO