SÍMBOLOS E OBJETOS

O Renascimento da Antiguidade: Como a Pedra de Roseta Transformou o Entendimento dos Hieróglifos

perose1A Pedra de Roseta é um fragmento de uma estela de granodiorito do Antigo Egito, cujo texto foi fundamental para a compreensão contemporânea dos hieróglifos egípcios. A inscrição documenta um decreto emitido em 196 a.C., na cidade de Mênfis, em nome do rei Ptolomeu V. Ela está registrada em três parágrafos com o mesmo conteúdo: o superior está na forma hieroglífica do egípcio antigo, o trecho do meio em demótico, uma variante escrita do egípcio tardio, e o inferior em grego antigo. Originalmente exibida em um templo, a estela provavelmente foi removida durante os períodos cristão ou medieval, eventualmente sendo incorporada como material na construção de um forte na cidade de Roseta (Raxide), no delta do Nilo.

A redescoberta ocorreu em 1799 pelo soldado francês Pierre-François Bouchard, membro da expedição francesa ao Egito liderada por Napoleão. Sendo o primeiro texto bilíngue recuperado na história moderna, a Pedra de Roseta logo despertou grande interesse pela possibilidade de conter uma tradução da antiga língua egípcia, até então indecifrável. Cópias litografadas e de gesso começaram a circular entre museus e acadêmicos europeus. No período subsequente, as tropas britânicas derrotaram os franceses no Egito em 1801, resultando na transferência da pedra para o Reino Unido de acordo com a Capitulação de Alexandria. Desde 1802, ela está em exibição no Museu Britânico, sendo o objeto mais visitado.

O estudo do decreto estava avançado quando a primeira tradução completa do texto grego surgiu em 1803. No entanto, apenas duas décadas depois, em 1822, Jean-François Champollion anunciou a decifração dos textos egípcios. Um longo período se passou antes que os estudiosos pudessem ler outras inscrições egípcias antigas e compreender sua literatura com confiança. Os principais fatores para essa decodificação incluíram a descoberta de três variantes do mesmo texto na Pedra (1799); o uso de caracteres fonéticos no texto demótico para soletrar nomes estrangeiros (1802); as semelhanças profundas entre os textos hieroglíficos e demóticos (Thomas Young, 1814); e a observação de que os caracteres fonéticos eram usados não apenas para soletrar nomes estrangeiros, mas também palavras nativas do egípcio (Champollion, 1822–1824). Desde sua redescoberta, a Pedra tem sido objeto de rivalidades nacionalistas, incluindo sua transferência da França para o Reino Unido durante as Guerras Napoleônicas, a antiga disputa sobre as contribuições relativas de Young e Champollion para a decifração e, desde 2003, a reivindicação de retorno feita pelo Egito.

Duas cópias fragmentárias adicionais do mesmo decreto foram descobertas posteriormente, assim como várias inscrições bilíngues ou trilíngues semelhantes, incluindo dois decretos ptolomaicos um pouco anteriores (o Decreto de Canopo, de 238 a.C., e o decreto de Mênfis de Ptolomeu IV, c. 218 a.C.). A Pedra de Roseta, portanto, não tem mais o status de ser única, mas foi crucial para a compreensão contemporânea da literatura e da civilização do Antigo Egito. Atualmente, o termo "Pedra de Roseta" é utilizado em outros contextos para se referir a informações essenciais em novos campos de conhecimento.

Num catálogo contemporâneo de artefatos descobertos pela expedição francesa e entregues às tropas britânicas em 1801, a Pedra de Roseta é descrita como "uma pedra de granito negro que apresenta três inscrições ... descoberta em Roseta". Após sua chegada a Londres, as inscrições da pedra foram pintadas com giz branco para aumentar sua legibilidade, e a superfície restante foi coberta com uma camada de cera de carnaúba, destinada a protegê-la dos dedos dos visitantes. Esses acréscimos foram removidos durante a limpeza da pedra em 1999, revelando sua tonalidade cinza-escuro original, o brilho da estrutura cristalina e um veio rosa no canto superior esquerdo. Comparando-a com a coleção Klemm de rochas egípcias, observou-se semelhança com as rochas obtidas na pedreira de granodiorito de Gebel Tingar, na margem ocidental do Nilo, a oeste da ilha de Elefantina, na região de Assuã; esse veio rosado é uma característica típica do granodiorito desta região.

A Pedra de Roseta mede atualmente 114,4 centímetros de altura em seu ponto mais alto, 72,3 cm de largura e 27,9 cm de espessura, pesando cerca de 760 quilos. Ela possui três inscrições: a do topo contém o texto em hieróglifos egípcios, a segunda na escrita demótica egípcia e a terceira em grego antigo. A superfície frontal é polida, e as inscrições parecem ter sido gravadas nela; os lados da pedra foram aplainados, mas a parte traseira foi trabalhada de maneira bruta, presumivelmente porque não era destinada a ser visível, onde quer que tenha sido erigida.

A Pedra de Roseta constitui um fragmento de uma estela maior, não havendo sido identificado qualquer outro fragmento nas escavações subsequentes do sítio arqueológico de Roseta. Devido ao seu estado precário de conservação, os três textos nela inscritos não se apresentam completamente íntegros. O registro superior, composto por hieróglifos egípcios, foi severamente danificado, com apenas 14 linhas preservadas, todas sem a porção do lado direito e 12 delas sem a porção do lado esquerdo. O registro intermediário, em demótico, encontra-se em melhor estado, com 32 linhas, sendo que as primeiras 14 apresentam danos leves do lado direito. Quanto ao registro inferior, em grego, possui 54 linhas, sendo que as primeiras 27 estão relativamente preservadas, enquanto o restante encontra-se fragmentado devido a uma rachadura diagonal no canto inferior direito da pedra.

A estimativa da extensão total do texto em hieróglifos e do tamanho original da estela, da qual a Pedra de Roseta é apenas um fragmento, baseia-se em comparações com estelas semelhantes que chegaram aos dias atuais, incluindo outras cópias do mesmo decreto, como o decreto de Canopo, datado de 238 a.C. A comparação indica a possível ausência de cerca de 14 a 15 linhas de inscrições hieroglíficas no registro superior da Pedra de Roseta, correspondendo a aproximadamente 30 centímetros. Além dessas inscrições, é razoável supor a existência de uma representação do rei sendo apresentado aos deuses, sob um disco alado no topo, semelhante à Estela de Canopo. Paralelos entre essas estelas e a presença de um sinal hieroglífico indicando 'estela' na Pedra de Roseta sugerem que sua parte superior originalmente deveria ter uma forma arredondada. A altura estimada da estela original é de 149 centímetros.

A estela foi erigida após a coroação do rei Ptolemeu V, contendo um decreto que estabelecia o culto divino ao novo soberano. Proclamado por um congresso de sacerdotes em Mênfis, datado do "4 de Xandico" no calendário macedônico e "18 de Meshir" no calendário egípcio (correspondendo a 27 de março de 196 a.C.), o decreto foi emitido durante um período tumultuado na história egípcia. Ptolemeu V assumiu o trono aos cinco anos de idade, após a morte súbita de seus pais, e uma revolta posterior resultou na substituição do guardião Tlepólemo por Aristómenes de Alízia.

Forças políticas externas, como Antíoco III Magno e Filipe V da Macedônia, agravaram os desafios internos do reino ptolomaico. A Batalha de Pânio (198 a.C.) resultou na transferência da Cele-Síria para os selêucidas, enquanto uma revolta persistente ocorria no sul do Egito. Durante esse cenário, o decreto de Mênfis buscou restaurar a dominação dos reis ptolomaicos sobre o Egito.

A estela representa um exemplar tardio de estelas donativas, com o monarca concedendo isenção de impostos aos sacerdotes. Embora anteriormente esses decretos fossem promulgados pelo rei, o decreto de Mênfis foi proferido pelos próprios sacerdotes, mantenedores da tradição egípcia. O texto registra que Ptolemeu V presenteou os templos com prata e grãos, destacando também a contenção das águas durante uma enchente do Nilo intensa no oitavo ano de seu reinado. Em troca, os sacerdotes comprometiam-se a celebrar anualmente os aniversários do rei e prestar culto a ele, ao lado dos demais deuses.

Conquistar o apoio dos sacerdotes era crucial para os reis ptolomaicos exercerem efetivo domínio sobre a população egípcia. Os sumos sacerdotes de Mênfis, sendo as autoridades supremas da época, eram particularmente influentes em todo o reino. Apesar da oficialização do grego no governo do Egito desde as conquistas de Alexandre, o decreto de Mênfis, assim como seus predecessores, incluía textos em egípcio, evidenciando a importância desse gesto para a população, especialmente os sacerdotes alfabetizados em egípcio.

A Pedra de Roseta, descoberta em agosto de 1799 por soldados do exército de Napoleão Bonaparte, foi posteriormente cedida às autoridades britânicas após a capitulação francesa em 1801. Atualmente, encontra-se no Museu Britânico, apresentando inscrições em hieróglifos, demótico e grego clássico, registrando um decreto do corpo sacerdotal do Egito em 196 a.C. O texto, em dois idiomas, reflete a complexidade histórica e política do período ptolomaico.

REFERENCIAS:   YOUTUBE

                          SUPERINTERESSANTE

                          CNN BRASIL

                          MUNDO EDUCAÇÃO

                          BBC

                          MEGA CURIOSO

                          TERRA