Valknut

vok34O Valknut é um símbolo nórdico da morte que teria a capacidade de acelerar a passagem dos mortos para a vida eterna. Trata-se de um dos símbolos mais importantes da mitologia nórdica. Encontrado por arqueólogos em ruínas que remontam ...

à época dos vikings - séculos VIII a XI - é conhecido também como “nó dos enforcados” ou “nó dos escolhidos”. Formado por três triângulos entrelaçados, a palavra valknut em norueguês significa “nó dos que caíram em batalha”, de modo que está relacionado com o culto aos mortos e, logo, a Odin, aquele que transporta as almas para o submundo e às oferece às Valquírias, ou Valkyries em inglês, que são espíritos femininos que ajudam Odin. 

Leia também - Selo de Salomão

Assim, Odin, que é o deus dos mortos e o deus chefe para os nórdicos, muitas vezes aparece junto com esse símbolo, que em decorrência do entrelaçamento dos triângulos pode ser interpretado como uma espécie de vínculo entre o poder da vida sobre a morte ou uma referência da transição da vida para a morte. Importa referir que dentre as simbologias do triângulo, uma delas compreende às tríades início, meio e fim ou corpo, alma e espírito. Pelo fato de compor uma tríade, o valknut é por vezes confundido com o triskle. Este é um símbolo celta que carrega o sentido de animismo, ou seja, a crença da presença de alma em tudo o que exista.

Unicursal

vok35

Outras formas de Valknut nunca foram encontradas nas pedras e desenhos vikings. Mantenha isso em mente quando for usar o símbolo. Na figura abaixo, o Valknut aparece como Borromean. Acima do Valknut vemos um corvo, um símbolo de Odin, abaixo do Valknut provavelmente é um túmulo. Um guerreiro morto é colocado lá por alguém com uma lança que, provavelmente é Gungnir, a Lança de Odin. Outro sinal da presença de Odin é um guerreiro pendurado numa árvore na esquerda do desenho. Todos os símbolos em volta do Valknut, que tem a posição central, apontam para a morte e para Odin como o Deus dos guerreiros mortos.

vok36

O tipo unicursal de Valknut aparece no desenho abaixo.

vok37

O valknut não é conhecido somente como o Nó dos Enforcados ou Nó dos Escolhidos, pode ser chamado também de Coração de Hrungnir, de acordo com uma descrição encontrada na Edda em prosa:

“Hrungnir had a heart that was famous. It was made of hard stone with three sharp-pointed corners just like the carved symbol Hrungnir’s Heart (hrungnishjarta).”

Leia também - O Eneagrama

“Hrungnir tinha um coração que era famoso. Era feito de pedra dura com três cantos pontiagudos assim como o símbolo esculpido Coração de Hrungnir.”

O significado original do Valknut não é totalmente conhecido. Sabe-se, porém que é um símbolo pagão e que as nove pontas simbolizam os nove mundos de Yggdrasil. É um símbolo usado por aqueles que têm extrema dedicação o Odin, significa que você escolheu ser um guerreiro e lutar até a morte se for preciso, então muito cuidado ao usar e principalmente tatuar o Valknut, pois assim você está dizendo a Odin que está disposto a viver e morrer por ele. Tenha certeza de que quer isso antes de fazer a tatuagem.

As Valquírias procuram este símbolo nos mortos em batalha para saber quem será levado para Valhalla.

Fonte: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/
           templeoftheelements.blogspot.com.b

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade