SÍMBOLOS E OBJETOS

Símbolo do Homem e da Mulher

simbolosyh7A mulher é representada pelo símbolo de Vênus. A deusa Vênus simboliza o nascimento e a fertilidade, o amor e o desejo sexual. Vênus é a deusa do amor e da beleza para os romanos, enquanto para os gregos a deusa do amor é Afrodite. À Vênus são atribuídas as manifestações de feminilidade (luxo, moda, enfeites etc). O símbolo, que é usado na Biologia, se assemelha a um espelho, representando assim, esse objeto na mão da deusa Vênus. Em contrapartida, o homem é representado pelo símbolo de Marte - deus da guerra e se assemelha a um escudo e uma seta. Vênus teve uma relação amorosa com Marte, muito embora fosse casada com Vulcano.  Esses símbolos são também usados na Astrologia para representar os planetas Marte e Vênus. Na simbologia da vida humana, a mulher está relacionada com a água e é receptiva.

O homem, por sua vez, está relacionado com o fogo e é fálico. A união de ambos simboliza a criatividade.

Leia também - Ankh ou Cruz Egípcia ou Cruz Ansata

simbo1

O homem é representado pelo símbolo de Marte. O deus Marte simboliza a força bruta, a agressividade, a violência, o sangue. Marte é o deus da guerra sangrenta para os romanos, enquanto para os gregos o deus da guerra é Ares. A irmã de Marte - Minerva, é a deusa da guerra diplomática. O símbolo, que é usado na Biologia, se assemelha a um escudo e uma seta, objetos utilizados pelo deus Marte. Em contrapartida, a mulher é representada pelo símbolo de Vênus - deusa do amor e da beleza e se assemelha a um espelho, representando assim, esse objeto na mão da deusa Vênus, a qual teve uma relação amorosa com Marte, muito embora fosse casada com Vulcano.

 

 

Esses símbolos são também usados na Astrologia para representar os planetas Marte e Vênus. Astrologicamente, Marte está associado com a masculinidade, confiança, ego, energia, paixão, agressão, sexualidade, força, ambição e competição. Assim, apesar do negativismo de Marte, a ambição e a conquista surgem como as suas expressões positivas. Na simbologia da vida humana, o homem está relacionado com o fogo e é fálico. A mulher, por sua vez, está relacionada com a água e é receptiva. A união de ambos simboliza a criatividade.

Fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br