SÍMBOLOS E OBJETOS

Liber Linteus: o enigmático livro etrusco

lietru1Por Talita Lopes Cavalcanti - Liber Linteus Zagrabiensis é um livro datado do século 3 a.C. que até hoje intriga historiadores e criptólogos. Ele ainda é o único livro de linho existente no mundo todo e também traz o texto etrusco mais longo que se tem conhecimento. Exatamente por isso, traduzir o que há de escrito nele é tarefa praticamente impossível, fazendo com que ele entre na lista dos livros enigmáticos existentes no mundo. Sua história, portanto, também é desconhecida antes do século XIX. A única coisa que se sabe é que em 1848, um oficial de baixa patente húngaro, Mihajlo Baric (1791 — 1859), renunciou ao seu posto e embarcou em uma turnê pelo mundo. Quando passou pelo Egito, o oficial resolveu que levaria uma lembrança, adquirindo uma múmia que colocou em exibição em sua casa em Viena. Antes, porém, Baric retirou as ataduras de linho que revestiam o corpo e as exibiu em outra redoma.

Leia também - Luxor

Mesmo retirando o pano que envolvia o corpo mumificado, o oficial não percebeu que o linho em questão estava coberto por um texto antigo. Quando Mihajlo morreu, seu irmão doou a múmia e o linho para o Museu Arqueológico de Zagreb.

Assim que o artefato histórico chegou, o museu tratou de documentá-lo em um breve relato:

"Múmia de uma jovem mulher (as faixas foram removidas) em uma caixa de vidro, em posição vertical. Outro recipiente de vidro contém as ataduras da múmia e estão completamente cobertas com uma escrita em uma língua desconhecida e até então indecifrável, representando um tesouro inestimável para o Museu Nacional.”

lietru2

Múmia Zagrebacka. O texto etrusco foi utilizado como material de revestimento do corpo da múmia que pertencia a uma mulher egípcia.

No mesmo ano, o egiptólogo alemão Heinrich Brugsch examinou o texto e acreditou, inicialmente, que se tratasse de hieróglifos egípcios. Dessa forma, de 1859 até 1877 nenhum estudo mais aprofundado foi realizado sobre os artefatos, pois acreditava-se que não se tratavam de nada tão desconhecido assim. Porém, em 1877, Richard Burton, outro egiptólogo, analisou os escritos nas ataduras e percebeu que a língua não era egípcia, entretanto acabou chegando a uma conclusão errada, acreditando que se tratava de uma transliteração de parte do Livro dos Mortos na língua árabe.

lietru3

Somente em 1891, quando os invólucros foram enviados para Viena, que Jacob Krall — especialista em língua Copta — identificou o idioma como sendo etrusco. Após finalmente descobrir qual a proveniência do texto, buscou-se descobrir de onde a múmia era e qual era sua história para saber qual a relação dela com a língua escrita nas ataduras. Essa era a tarefa difícil, uma vez que o corpo embalsamado havia sido adiquirido de forma irregular, sendo quase impossível descobrir o local de sua escavação.

Leia também - Keiti

A explicação mais plausível para aquele livro antigo ter virado material para mumificação foi a de que após a queda dos etruscos pelos romanos, o livro de linho, material sem qualquer valor para os conquistadores, foi entregue aos egípcios que usavam o pano no processo de mumificação. Foi assim, então, que o Liber Linteus, visto como artefato inútil, acabou utilizado como embrulho funerário para o corpo mumificado de uma mulher egípcia.

lietru4

As poucas palavras que puderam ser decifradas sugerem que o livro se trata de um calendário ritualístico. Ainda assim, pelo fato de pouca coisa ter restado dos etruscos e por ser um objeto único no mundo, ele permanece boa parte indecifrado e um enigma para historiadores e criptólogos.

Fonte: http://www.museudeimagens.com.br/