SÍMBOLOS E OBJETOS

Cruz Celta

celtic knotwork 8Associada à coragem e ao heroísmo, a cruz celta ajuda a superar obstáculos e a conquistar vitórias graças aos próprios esforços. Atrai reconhecimento, fama e riqueza, mas essas bênçãos só são garantidas para quem trabalha com afinco e dedicação. Por isso, a cruz celta também concede força de vontade e disposição.  divindade relacionada a esse talismã é Lug, o Senhor da Criação na mitologia celta. Uma Cruz Celta é um símbolo que combina a Cruz Cristã com um anel envolvente. É um símbolo característico do Cristianismo Celta, embora tenha origens anteriores a esse período. ACruzes deste tipo são comuns na Arte Celta. Em algumas ocasiões a Cruz Celta é também referida como Cruz Irlandesa ou Cruz de Iona.

Nas regiões celtas da Irlanda e da Grã-Bretanha, é comum a existência de cruzes celtas construídas em pedra. A maioria dessas cruzes foram construídas antes do século VII, tendo algumas delas inscrições com runas. Existem numerosas representações de cruzes combinadas com círculos, ainda antes do período Cristão. Muitas vezes chamadas Cruzes Solares, têm origens na Idade do Bronze europeia. A Cruz Celta, e a Cruz Solar de onde derivou, foi adoptada como símbolo por grupos nacionalistas desde 1960, devido à sua relação com a Cultura Ocidental e as antigas Tradições europeias. O símbolo pode ser também identificado com nacionalistas da Terceira Via ou nacionalistas Católicos.

 

 

Leia também - Pentagrama Esotérico

Os nacionalistas usam normalmente um desenho básico, feito a partir de linhas simples, sem os complexos ornamentos tradicionais celtas. Esta nova conotação política quase eclipsou o significado tradicional do símbolo em França, Itália e outros países europeus. Em França, o símbolo foi adoptado pelo grupo Occident e Groupe Union Défense, enquanto em Portugal foi usado pela primeira vez pelo grupo Jovem Portugal e posteriormente pelo Movimento de Acção Nacional. Em Itália, o símbolo foi banido dos estádios de futebol, por ser considerado um sinal de fascismo e racismo.

As Cruzes Celtas são também associadas a movimentos políticos que defendem o respeito pela Cultura Celta e pelas minorias de ascendência celta, como os nacionalistas Bretões.