SÍMBOLOS E OBJETOS

A Ferradura

ferradura1Simboliza energia e sorte. É usado para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que  atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte Melhor do que arrancar um pé de coelho, é pendurar uma ferradura em cima da porta. Mas cuidado ao pregá-la, se cair na cabeça de alguém quando passar pela porta, a única coisa que ela não vai sentir é sorte! Sorte, ...

azar, superstições, crenças…os homens sempre tiveram necessidade de se apegar a algo maior. E isso vem de muito tempo! A ferradura, por exemplo, era considerada um .amuleto poderoso desde a Grécia Antiga. Na antiguidade era apreciada por dois motivos: primeiro por ser de ferro – metal que os gregos acreditavam trazer proteção contra o mal.

Segundo pelo formato, comparado à lua crescente, que significava prosperidade e fertilidade. No século X, na Europa, porém, a ferradura passou a ser admirada pelos cristãos. Curiosamente, eles acreditavam que o responsável por esse magnífico objeto era São Dunstan de Canterbury, um monge que virou arcebispo e ficou conhecido por seus estudos sobre metalurgia. Essa história virou lenda e, segundo ela, São Dunstan teria pregado ferraduras no próprio Diabo e só as retirou quando ele prometeu que nunca mais chegaria perto de uma ferradura.

Leia também - Carranca

Está relacionada com o signo de capricórnio (22/12 a 20/01). A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte e a fortuna, e afasta o azar. A pessoa sob esta influência tem bom senso, às vezes até se torna séria demais. Tem, então, de se soltar um pouco mais. Raramente, confia em alguém. Procura amores estáveis e concretos. Pretende casar e ter filhos. É completamente familiar, ama os poucos amigos que tem e dedica-se profissão. "Dizem" que jamais uma ferradura deve ser usada com as pontas para baixo!

A tradição manda colocar a ferradura no alto da porta, com as pontas viradas para cima, se não a sorte vai embora. Mas há países, como a Espanha, em que acredita-se que a ferradura deve apontar para baixo, para que a sorte se espalhe por toda a casa.

 

Lenda do uso da Ferradura para afastar o azar

 

A utilização da ferradura, para trazer boa sorte e manter o mal afastado, baseou-se em uma antiga e tradicional lenda cigana. Diz a lenda que um dia surgiram 4 demônios que se chamavam Infelicidade, Azar, Doença e Morte. Certa noite um cigano estava cavalgando no seu cavalo predileto, retornando para casa em meio à escuridão, quando, no instante em que atravessava uma ponte, os 4 demônios saíram do mato e iniciaram uma perseguição a ele.

O cigano logo tratou de manter a dianteira, enquanto os 4 prosseguiram a caça, saltando as cercas e correndo velozmente pelas estradas. A perseguição era tanta que o Azar logo o alcançou. E a partir dai os dois cavaleiros, O Azar e o cigano, colocaram-se à frente dos outros 3 demônios até que, no momento exato em que ultrapassavam uma determinada estrada, a ferradura do cavalo do cigano se soltou. Acontece que a ferradura voou pelos ares e acabou atingindo a fronte do Azar, ferindo-o mortalmente. O cigano suspirou aliviado, parou para recolher a ferradura, e depois continuou a sua jornada de volta ao acampamento enquanto os outros 3 demônios agarravam o cadáver do irmão para o enterrarem.

Ao chegar ao acampamento, o cigano pregou a ferradura na porta do seu vardo e contou para toda a tribo a sua façanha de ter matado o Azar. No dia seguine, os 3 demônios restantes chegaram ao local, à procura do cigano; porém quando viram dependurada na porta do vagão aquela ferradura que havia matado o Azar, fugiram assustados com os rabos entre as pernas. Toda vez que um cigano encontra no chão uma ferradura com a sua parte aberta voltada para ele, e com as suas chapinhas viradas para cima, ele a pega e lança de imediato para trás por cima do seu ombro esquerdo. Depois cospe e continua o seu caminho.

Contudo, se a parte aberta da ferradura estiver voltada para ele, tendo as duas chapinhas viradas para baixo, ele a dependura no galho de uma árvore das cercanias ou então a cerca com qualquer coisa para que a má sorte se afaste. Depois cospe e segue em frente.

Leia também - Maneki-neko

Entretanto quando a fechadura está com a sua parte fechada voltada para ele (pouco importando se as chapinhas estão viradas para cima ou para baixo), é um sinal de boa sorte, e, caso seja o seu desejo, ele pode levá-la para casa e dependurá-la na sua porta. Mas, independente de a ter levado ou não para casa, a sorte lhe vai sorrir naquele dia. Aliás, para que as ferraduras possam atrair a boa sorte, elas devem ser dependuradas com a sua parte aberta para o alto e a fechada para baixo.

-Extraído de “Magia e Feitiçaria dos Ciganos”, de Raymond Buckland