Hansa, a mão de Deus

chamsaMuitas pessoas buscam amuletos e símbolos judaicos cabalísticos. Um destes é a Chamsa ou Hamsa, a mão de D’us. Ela representa a força da mão do Criador, os 5 dedos que transmitem as bênçãos, tanto para a proteção contra o mal olhado, quanto para a prosperidade. Ela vem sendo usada deste a época dos fenícios. Entre os árabes é conhecida como ...

a mão de Fátima, filha de Maomé. árabe: hamsah – literalmente “cinco”, referindo-se aos cinco dedos da mão. Para os misticos da Cabalá esta mão traz simbolismos preciosos a respeito das energias divinas. Mão em hebraico é Iad (yud, dalet) 10+4 =14, da mesma forma que escrevemos a palavra Yad (mao) escrevemos Yud (decima letra hebraica), e Dai (basta!). O Yud é uma letra divinam de valor 10, representa o criador e suas duas maos, com seus 10 dedos.

E este mesmo criador que dá, tambem diz Basta! Ele para o movimentos da criação, nos ensina sobe limites. Por isto o Chamsa simboliza prosperidade ( mão que dá) e proteção ( a mão que diz basta!). Os 5 dedos da Chamsa fala do espirito Divino, o sopro que chega nas narinas de Adam, representando as bençãos, a sabedoria ou a energia vital que tanto necessitamos.

Leia também - Abismo

Deve-se, ao colocá-la na porta de entrada, fazer a seguinte oração: "Que este estabelecimento seja fonte de sustento e para sempre protegido. De paz e harmonia, invadido. Que encontrem sucesso e provento os que aqui labutarem alimento. Que esta lida tão honrada seja eternamente abençoada."  O Chamsa é usado desde a antiguidade por fenícios, gregos e romanos. Mais tarde, tornou-se popular no norte da África e no Oriente Médio. O Chamsa é usado desde a antiguidade por fenícios, gregos e romanos. Mais tarde, tornou-se popular no norte da África e no Oriente Médio. Entre os judeus, o chamsa é conhecido como a Mão de Shalom estendida sobre todos os homens. Entre os Árabes, é a mão de fátima, filha de Maomé de Alá.

 

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade