Filtro dos Sonhos

filtroConhecidos também como purificadores, esses talismãs criados pelos índios norte americanos, eram colocados na entrada da tenda e onde dormiam as crianças. Quem os possuía era abençoado com sonhos agradáveis, boa sorte e recebia mensagem dos espíritos sagrados que encorajavam a trazer a sabedoria dos sonhos para a vida desperta. Essa cultura atravessou fronteiras e hoje são usados nas cabeceiras das camas de ...

crianças e adultos. A teia suspensa se move livre e pega os sonhos que estão no ar; os bons deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo central até o nascer do sol, quando morrem com a luz do dia. O Filtro dos Sonhos, também conhecido como Dreamcatcher, é uma Mandala de cura. Ele surgiu a muito tempo com a função de levar harmonia aos ares dos Nativos Americanos.

O aro do filtro simboliza os ciclos da Natureza, ciclos da vida. A Teia simboliza a interligação de todos os seres, sejam eles animais, vegetais, minerais ou elementais. O centro da teia, é o vazio, o Espírito Criador, o Grande Mistério. Quando feito com uma intenção clara, o Filtro dos Sonhos tem poder de afastar as energias intrusas e deixar livre as energias puras para beneficiar aqueles que estão por perto, proporcionando Sonhos mais claros. Quando tecemos o Filtro dos Sonhos, temos tempo para refletir sobre a Vida, para aprender a observar, ouvir, sentir e sermos parte do Natural. Tecer o Filtro é uma ótima terapia e uma grande vivência!

 Leia também - Zodíaco 

Na Vivência do Filtro dos Sonhos, entramos em contato com a energia do Fogo, da Água, da Terra e do Ar. Entramos em contato com nosso Universo interior e exterior, descobrindo quem somos e o que estamos fazendo aqui. Durante a Vivência Dançamos, Observamos, Tecemos e Compartilhamos histórias e lendas a respeito do Filtro. No fim da Vivência consagramos nossos Filtros. A Consagração do Filtro vem através de quatro Instrumentos de Poder:

A Maraca e o Pau de Chuva; o Tambor e a Flauta, todos instrumentos nativos do norte e do sul das américas.. No fim da Vivência, o Filtro dos Sonhos está pronto para ser usado no ambiente escolhido. Na Vivência todo o material é fornecido para a confecção do Filtro. Só é necessário levar uma coisa: A mente aberta para novos aprendizados! O Filtro dos Sonhos te atrai? É porque você entrou na sintonia da energia mágica que ele tráz!!! Bons Sonhos!

A LENDA filtro dos sonhos

Um velho índio da tribo Lahota (no Sudeste dos EUA) subiu ao topo de uma montanha para ter uma visão. O grande espírito mágico, o sábio Thtomi, apareceu na forma de uma aranha e comunicou-se com o velho em linguagem sagrada, Thtomi, a aranha, pegou das mãos do índio um aro de cipó e começou a tecer uma teia com as oferendas por ele recebidas - penas, crina de cavalo e sementes. Enquanto tecia, o espírito falou sobre os ciclos da vida, do nascimento à morte, e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Dizia ele:

“Se você escutar as boas forças, elas o guiarão na direção certa e trarão a harmonia da natureza. Do contrário, a levarão à direção errada, causando dor e infortúnios”.

Quando acabou, o espírito mágico devolveu ao velho o aro de cipó com uma teia no centro e disse: “No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Utilize-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, seus sonhos e suas visões. Se você acredita no Grande Espírito, a teia filtrará seus sonhos e suas visões. Eles vêm de um lugar chamado Espírito do Mundo, que ocupa o ar da noite com os sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos quando ainda estão no ar.

Os sonhos bons sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem esta dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo central até o nascer do sol, quando morrem com a primeira luz do dia.”

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade