SÍMBOLOS E OBJETOS

Totem

tot2Totem é qualquer objeto, animal ou planta que seja cultuado como deus ou equivalente por uma sociedade organizada em torno de um símbolo ou por uma religião, a qual é denominada totemismo. Por definição religiosa podemos afirmar que é uma etiqueta coletiva tribal, que tem um caráter religioso.

É em relação a ele que as coisas são classificadas em sagradas ou profanas. Segundo Schoolcraft, analisando os termos dos totens tribais da América do Norte, "o totem, diz ele, é na verdade um desenho que corresponde aos emblemas heráldicos das nações civilizadas e que cada pessoa é autorizada a portar como prova da identidade da família à qual pertence. É o que demonstra a etimologia verdadeira da palavra, derivada de 'dodaim', que significa aldeia ou residência de um grupo familiar". Totem é uma palavra dos indios, designa simplesmente o “Brasão” ou as “Armas” que a família o traz. O “Brasão” era pintado ou cravado na maioria dos objetos usados pelo proprietário.

Leia também - Anel de Gyges

As famílias dos indios americanos mandavam esculpir os seus Totens, quando podiam. Geralmente, eram altos pilares ou postes de cedro admiravelmente trabalhados. O “Brasão” ficava no elmo e em geral era um animal selvagem, ave ou peixe. Os índios tinham-no como talismã e acreditavam que velava por eles e os protegia.


Esculturas indígenas

tot3


São esculturas feitas por índios, utilizando figuras de animais, objetos e até pessoas. Para algumas tribos, os totens servem para registrar a história de um grupo – considerados um símbolo de identidadade; para outras, são objetos de culto em cerimônias religiosas e sociais, que incluem a troca de presentes entre líderes indígenas. “Os totens também estão ligados à transformação de animais em pessoas e vice-versa, representando um ancestral que possuía esse tipo de habilidade”, explica Pedro Paulo Funari, arqueólogo e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

Calcula-se que o conceito de totemismo tenha surgido na Pré-História com o homem primitivo, que colocava a pele de suas caças na entrada da caverna para pedir a proteção da natureza e, também, para mostrar sua força e poder. Atualmente, as poucas tribos indígenas que ainda confeccionam totens costumam vendê-los a colecionadores.


Animais empilhados

tot4

 

Leia também - Caveira Mexicana


Conheça o significado dos principais símbolos entalhados nos totens:

O PÁSSARO TROVÃO

Figura mitológica capaz de criar raios com os olhos e trovões com o bater das asas. Signifi ca poder e liderança

A ÁGUIA

Como voa alto, consegue detectar problemas de longe. É a representação da coragem e do prestígio

O URSO

Com a habilidade de se transformar em humano e vice-versa, denota força, aprendizado e maternidade

A CORUJA

Sabedoria e capacidade de enxergar coisas ocultas, além de representar a alma dos falecidos

O CORVO

Ser sobrenatural, portador da magia e temido por seus artifícios. Ele inspira a criatividade e traz o conhecimento

O SAPO

Atrai a estabilidade e a riqueza, proporcionando uma mudança de vida. Também simboliza a comunicação

O LOBO

Representa a inteligência e o espírito de liderança, além de ser o protetor das famílias e dos necessitados

A TARTARUGA

É o animal que ajuda a deixar “os pés no chão” para que as coisas terrenas tenham a devida atenção

Fonte: pt.wikipedia
         http://mundoestranho.abril.com.br/