PESSOAS ESPECIAIS

A Busca Pelo Ouro e Diamantes que Transformou a História: Cecil Rhodes

cecirin1Cecil John Rhodes (Bishop's Stortford, Hertfordshire, 5 de julho de 1853 — Muizenberg, 26 de março de 1902) foi um empreendedor britânico e figura crucial no plano britânico de construir uma ferrovia ligando o Cairo, no Egito, ao Cabo, na África do Sul, projeto que nunca se concretizou. Ele também desempenhou um papel fundamental na fundação da empresa De Beers, que hoje detém aproximadamente 44% do mercado mundial de diamantes, já tendo sido responsável por 90% desse mercado.

Sua divisa pessoal, "So much to do, so little time..." (Tanto para fazer, tão pouco tempo...), tornou-se famosa. Nascido no condado de Hertfordshire, Cecil foi o quinto filho do reverendo Francis William Rhodes (1807–1878) e de sua segunda esposa, Louisa Peacock Rhodes (1816–1873). Com onze irmãos, incluindo duas mulheres, Rhodes, apesar de uma infância brilhante, enfrentou problemas de saúde frágeis.

Em 1870, aos 17 anos, Rhodes interrompeu seus estudos em Oxford para tratar sua asma, indo para a África do Sul, onde o clima lhe era favorável. Aos dezenove anos, converteu 3000 libras dadas por um tio, inicialmente destinadas ao cultivo de algodão, em licenças para explorar uma mina de diamantes em Kimberley, África do Sul. Ele associou-se a John X Merrimam e C. D. Rudd, que mais tarde o acompanharam na fundação da De Beers Mining Company.

Em 1872, Rhodes sofreu um ataque cardíaco, mas se recuperou e iniciou a exploração das possibilidades de encontrar ouro no interior africano. Os irmãos Rhodes marcharam para o norte, chegando a Mafeking. No ano seguinte, ao anunciar-se que a mina mais rica de Kimberley estava esgotada, Rhodes ficou com todas as licenças oferecidas e enriqueceu ao descobrir mais minas de diamantes. Ele deixou essas minas sob os cuidados de seu sócio, Rudd, ao retornar para a Inglaterra com o objetivo de completar seus estudos no Oriel College, só retornando à África em 1876. Em abril de 1880, associado a Rudd, fundou a De Beers Mining Company, com um investimento de 200.000 libras. Em 1885, já controlava mais de 50% da economia de Kimberley. Em 1886, ao ser descoberta uma mina de ouro em Joanesburgo, Cecil Rhodes comprou grande parte dela.

A empresa foi criada por meio da fusão da Central Gold Search Association, liderada por Charles Rudd, e da Exploring Company, Ltd, de Edward Arthur Maund. Os feitos de Rhodes, durante seu período na empresa, foram resumidos por Daniel Litvin, consultor e escritor inglês, em seu livro "Empires of Profit":

"Em menos de uma década, Rhodes e sua empresa haviam invadido ou consolidado a autoridade imperial britânica sobre uma região correspondente à moderna Botswana, Zimbábue, Zâmbia e Malaui - uma área três vezes maior que a França."

Este trecho, extraído do livro "Empires of Profit", destaca a colaboração de Cecil Rhodes com a empresa, num extenso processo de intervenção britânica na África do Sul, resultando na supressão violenta de grupos locais sul-africanos, na perda de milhares de vidas e na geração de lucros inimagináveis. Rhodes tornou-se uma figura emblemática do expansionismo e do colonialismo inglês do século XIX, sendo uma de suas frases mais notáveis:

"O mundo está praticamente todo dividido, e o que resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Penso nas estrelas que vemos à noite, esses vastos mundos que jamais poderemos alcançar. Eu anexaria os planetas se pudesse. Entristece-me vê-los tão claramente e, ao mesmo tempo, tão distantes." (Cecil Rhodes, 1895)

Racismo

Responsável pelo que pode ser considerado um dos maiores episódios de genocídio de africanos negros, um capítulo histórico pouco divulgado que estima a perda de aproximadamente 60 milhões de vidas, Cecil Rhodes, à semelhança de muitos contemporâneos, alinhava-se às ideias do darwinismo social propostas por Charles Darwin. Defensor ardente da supremacia da raça branca sobre as demais, expressou tais convicções em seu testamento intitulado "Last Will and Testament". Nele, declarou:

"Refleti sobre a existência de Deus e concluí que existe uma probabilidade considerável de sua existência. Caso ele de fato exista, certamente estaria conduzindo um plano. Logo, se devo servir a Deus, é imperativo que eu descubra esse plano e me esforce ao máximo para auxiliá-lo em sua execução. Como posso discernir esse plano? A resposta reside em identificar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino na evolução futura. Inquestionavelmente, trata-se da raça branca... Dedico o restante de minha vida à missão de servir a Deus e contribuir para a realização de seu desígnio, fazendo do mundo um lugar mais inglês."

Talvez seja essa convicção na superioridade da raça branca que explique as incursões violentas lideradas por Rhodes contra os nativos da África do Sul. Sua persistente aspiração em expandir o Império Britânico, apesar da tradição anticolonialista expressa no Congresso de Viena, coloca-o entre os fervorosos defensores do imperialismo anglo-saxão, ao lado de Joseph Chamberlain no final do século XIX.

A escolha de Rhodes para seu local de descanso, nas colinas de Matobo, assemelhando-se à sepultura de um rei africano, destaca-se, pois foi nesse local que ele reprimiu uma rebelião dos matabeles. Seu funeral, ocorrido em 11 de abril de 1902, testemunhou sua inumação próxima ao rei Mzilikazi. Surpreendentemente, milhares de matabeles participaram da cerimônia fúnebre, apesar de Rhodes ter sido um opressor desse povo. A natureza cristã da cerimônia coexistiu com homenagens dos chefes guerreiros matabeles, que prestaram tributos segundo suas crenças animistas locais.

REFERENCIAS:   YOUTUBE

                          WIKIPEDIA

                          BRITANNICA

                          BBC