PESSOAS ESPECIAIS

Nunca Derrotado, Sempre Humilde: A Saga de Rocky Marciano nos Ringues

romarci2Rocco Francis Marchegiano, conhecido como Rocky Marciano (Brockton, Massachusetts, 1 de setembro de 1923 — Newton, Iowa, 31 de agosto de 1969), destacou-se como um pugilista norte-americano. Sua reputação o coloca entre os melhores boxeadores da história, ao lado de figuras como Muhammad Ali, Joe Frazier, Mike Tyson, Joe Louis, George Foreman e Evander Holyfield. Reconhecido por seus golpes poderosos, Marciano jamais sofreu uma derrota em suas lutas, sendo um dos raros atletas a encerrar a carreira sem nenhum revés.

Ao longo de sua trajetória, acumulou 49 vitórias em 49 confrontos, 43 delas por nocaute. Rocky ficou notório também por sua postura humilde e modesta diante de seus oponentes.

Marciano ostentou o título de 23 de setembro de 1952 a 30 de novembro de 1956, quando decidiu se aposentar do boxe, preservando sua invencibilidade. Além dos ringues, sua influência inspirou a célebre série de filmes "Rocky", protagonizada por Sylvester Stallone, sendo o primeiro filme agraciado com o Oscar de Melhor Filme em 1977.

Nos primeiros anos de vida, o pai de Rocky Marciano, Pierino Marchegiano, um veterano italiano da Primeira Guerra Mundial, enfrentou desafios de saúde após um ataque com gás inimigo. Com sua esposa, imigrou para os Estados Unidos na década de 1920. Em solo americano, nasceu Rocco Francis Marchegiano, em 1º de setembro de 1923, em Brockton, Massachusetts, posteriormente conhecido como Rocky, evidenciando a herança da determinação de seu pai.

Vale ressaltar que, aos apenas um ano de idade, Rocky e sua família enfrentaram uma crise, quando o jovem contraiu uma pneumonia severa, quase resultando em sua morte. Durante a adolescência, participou de equipes de beisebol e futebol americano na Brockton High School, manifestando interesse no boxe. Aos 20 anos, foi convocado para o Exército Americano durante a Segunda Guerra Mundial. Após o término do conflito em 1945, foi dispensado sem participar de combates, marcando o início de sua dedicação ao boxe profissional.

Carreira

romarci4

Em março de 1947, Rocco ingressou oficialmente no boxe profissional, adotando o nome de Rocky Marciano, e destacou-se de maneira extraordinária. No ringue, o descendente de imigrantes italianos não conhecia o temor. E isso era compreensível, dada a trajetória de vida como filho de imigrantes durante a pior crise econômica dos Estados Unidos.

Rocky parecia insensível à dor, mesmo diante dos golpes mais severos. A despeito dos castigos no ringue, o jovem Rocco demonstrava uma invencibilidade notável. Alguns afirmavam que o poder de seu soco era o mais formidável de todos os tempos, embora seus braços, altura e peso (por volta de 83 a 85 quilos) fossem menores que a média.

Enfrentou renomados pugilistas, como Lee Savold, Red Applegate, Carmine Vingo, Rex Layne e até mesmo um dos maiores boxeadores de todos os tempos, Joe Louis. Rocky nocauteou Louis, que já estava em idade avançada, levando-o a encerrar sua carreira naquele ano de 1951. Logo após essa luta, Rocky Marciano conquistou o título de melhor peso pesado do mundo em um combate realizado na Filadélfia, em 23 de setembro de 1952, ao derrotar o campeão Jersey Joe Walcott. Defendendo seu cinturão, enfrentou notáveis lutadores, como Ezzard Charles, Don Cockell e Roland La Starza.

Após vencer o talentoso pugilista Archie Moore, Rocky Marciano decidiu encerrar sua carreira esportiva, proporcionando um desfecho brilhante a uma das trajetórias mais triunfantes no mundo do esporte.

Dois fatores preponderantes levaram Rocky Marciano a se aposentar em 1956. Nesse período, embora pudesse continuar lutando, as marcas visíveis em seu rosto após inúmeras batalhas e a insistência de sua família, composta pela esposa e filha, convenceram o campeão a abandonar os ringues. A esposa de Marciano, Barbara, desaprovava a participação do marido no boxe. Contudo, um motivo talvez mais significativo para o pugilista era sua filha Mary Anne. Fora dos ringues, Rocky Marciano mantinha uma postura amigável e sempre disposto a ajudar os amigos. Apesar de tentar incursionar nos negócios, não obteve o mesmo êxito, frequentemente perdendo dinheiro em investimentos que imaginava serem promissores para seu futuro.

No cinema

romarci1

Em 1999, três décadas após o falecimento, a trajetória de Rocky foi representada nos cinemas de todo o mundo. O filme intitulado 'Rocky Marciano', sob a direção de Charles Winkler e com Jon Favreau como protagonista, retratava os feitos e triunfos da carreira do pugilista. O êxito da trama inspirou a produção de 'Rocky Balboa', estrelado por Sylvester Stallone, ao lado de outros notáveis campeões do boxe dos Estados Unidos.

Um dia antes de completar 46 anos, em 31 de agosto de 1969, Rocky Marciano embarcou em um avião com destino a uma reunião de negócios, marcando assim sua última viagem. O avião acabou por sofrer um acidente fatal, resultando na perda dos três ocupantes, próximo a Newton, no Iowa. A notícia desse trágico evento foi veiculada na primeira transmissão do Jornal Nacional. Grande parte dos ganhos acumulados por Rocky Marciano em sua carreira como pugilista profissional foi recuperada por seus familiares, uma vez que o ex-campeão mundial gerenciava os negócios familiares.

A Super Luta

romarci3

"A Épica Confrontação" foi um confronto fictício/real no campo do boxe protagonizado por Muhammad Ali e Rocky Marciano, registrado em 1969, três semanas anteriores ao trágico acidente aéreo que tirou a vida de Marciano. Naquela época, Ali e Marciano ostentavam os únicos registros imaculados como campeões dos pesos pesados. Ambos participaram de filmagens em diferentes ambientes de combate, e por meio de algoritmos processados por um computador, um vencedor foi determinado. A versão final do filme foi exibida em 1.500 cinemas, gerando uma receita de 5 milhões de dólares.

No sistema computacional NCR 315, foram inseridos os pontos fortes, fraquezas, estilos e padrões de ambos os pugilistas, além de dados sobre sopro por explosão nos registros de ambos. Ambas as lendas realizaram 70 a 75 rounds de treino. O resultado do computador indicou Marciano vencendo Ali na 13ª rodada. Com exceção de uma cópia, todas as outras cópias do filme foram programadas para destruição.

romarci5


2017 -  A mais recente estreia do filme "Punhos de Sangue" contribui para desmentir uma ideia equivocada que circula pela internet: a suposta inspiração de Sylvester Stallone em Rocky Marciano para criar o aclamado "Rocky, o lutador". Na realidade, o roteiro escrito por Stallone foi inspirado no pugilista Chuck Wepner, que, apesar de desenvolver uma boa relação posteriormente com o ator, processou-o por ter fundamentado a história do primeiro filme em sua vida. Portanto, não há qualquer ligação com Rocky Marciano, que teve uma trajetória de vida completamente distinta.

Outro equívoco propagado no Brasil em relação a Rocky Marciano está relacionado ao fato de o boxeador ser considerado recordista com 49 vitórias em 49 lutas, e que Floyd Mayweather Jr teria se aposentado somente após alcançar essa marca. No entanto, os "entendidos" brasileiros não levam em conta que a tradução correta de "record" no contexto é "registro" e não "recorde". Os textos em inglês se referem às 49 vitórias registradas nas lutas de Marciano, não indicando que ele é o recordista. Alguns pugilistas alcançaram um número superior de vitórias em suas primeiras lutas do que Marciano. Como exemplo, Julio Cesar Chávez obteve 87 vitórias consecutivas em suas primeiras 87 lutas, antes de empatar com Pernell Whitaker no 88º confronto.

Outro aspecto frequentemente negligenciado sobre Marciano é o seu papel como árbitro e juiz de boxe, tanto durante sua carreira como pugilista quanto nos anos após sua aposentadoria. Ele mediou dezenas de combates, incluindo uma luta pelo título mundial.

No entanto, o maior equívoco histórico cometido pelos "especialistas" brasileiros diz respeito à afirmação de que Rocky Marciano morreu em um acidente aéreo logo após encerrar sua carreira no boxe. Isso não é verdade. Desde o noivado, a esposa de Marciano, Barbara, era contra sua permanência como pugilista, temendo possíveis sequelas decorrentes da prática do esporte. Barbara teve conflitos com a equipe do boxeador, e o filme "Rocky Marciano", exibido em algumas ocasiões na TV brasileira, retrata o ocorrido de maneira romanceada.

Por fim, Marciano atendeu ao desejo da esposa e se aposentou como boxeador em setembro de 1955. Sua morte em um acidente aéreo, no entanto, ocorreu em agosto de 1969, durante uma viagem de negócios, quase 14 anos após sua aposentadoria como pugilista, e não imediatamente após encerrar sua carreira, como erroneamente divulgado no Brasil

REFERENCIAS:          YOUTUBE

                                 WIKIPÉDIA

                                 SPORT TV

                                 ESPN BRASIL

                                 BIOGRAFIAS