PESSOAS ESPECIAIS

Misticismo e Magia com Dion Fortune: A Jornada da Luz Interior

dion12Dion Fortune, conhecida também como Violet Mary Firth Evans (6 de dezembro de 1890 - 8 de janeiro de 1946), foi uma psicóloga e estudiosa do ocultismo originária do País de Gales. Nascida em Bryn-y-Bia (Llandudno), cresceu em um ambiente familiar profundamente envolvido com a Ciência Cristã. Em torno de 1910, após enfrentar uma crise nervosa, despertou seu interesse pelo ocultismo.

No ano de 1919, recebeu a iniciação no Templo "Alpha e Ômega", vinculado à Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn), adotando o nome mágico "Dion Fortune", inspirado no lema familiar "Deo, non fortuna" (Deus, não o destino). Simultaneamente, cursou Psicologia e Psicanálise na Universidade de Londres, graduando-se e ingressando como psicoterapeuta na Clínica Médico-Psicológica de Brunswick Square.

Dion Fortune produziu uma série de romances e contos explorando diversos aspectos da magia e misticismo, como "The Secrets of Dr. Taverner", uma coleção baseada em suas vivências com o mago maçom irlandês Theodore Moriarty, seu mentor. Entre suas obras não fictícias sobre temas mágicos, destacam-se "A Doutrina Cósmica", uma compilação de ensinamentos místicos fundamentais, "Cabala Mística", considerada sua obra-prima, e "Autodefesa Psíquica", dedicada ao conhecimento de como se proteger contra ataques mágicos.

Em 1922, deixou a loja "Alpha e Ômega" e, junto ao esposo Penry Evans, fundou a "Fraternidade da Luz Interior", posteriormente renomeada como "Sociedade da Luz Interior", à qual dedicou sua vida.

Dion Fortune afirmou ter participado da "Batalha Mágica da Grã-Bretanha", um esforço de ocultistas britânicos para contribuir magicamente durante a Segunda Guerra Mundial, visando evitar a iminente invasão alemã nos dias mais sombrios do conflito. Seus esforços são documentados em uma série de cartas da época. Ela faleceu em 1946, vítima de leucemia. A vida de Dion Fortune foi marcada por uma combinação única de exploração acadêmica, prática oculta e contribuições significativas para a literatura esotérica. Suas obras continuam a influenciar os estudiosos do ocultismo e interessados ​​em práticas místicas.

Mais informações relevantes

 

  1. Formação Inicial e Crise Nervosa: Dion Fortune nasceu em 6 de dezembro de 1890, em Bryn-y-Bia, Llandudno, Gales. Cresceu em uma família profundamente envolvida com a Ciência Cristã. Em torno de 1910, passou por uma crise nervosa que desencadeou seu interesse pelo ocultismo.

  2. Iniciação na Ordem Hermética da Aurora Dourada: Em 1919, Dion Fortune foi iniciada no Templo "Alpha e Ômega" da Ordem Hermética da Aurora Dourada, adotando o nome mágico "Dion Fortune". Esse nome foi inspirado no lema de sua família, que significava "Deus, não o destino".

  3. Educação Acadêmica e Carreira como Psicoterapeuta: Dion Fortune estudou Psicologia e Psicanálise na Universidade de Londres, onde se formou. Posteriormente, tornou-se psicoterapeuta na Clínica Médico-Psicológica de Brunswick Square.

  4. Obras Literárias e Exploração do Misticismo: Além de suas atividades no ocultismo, Dion Fortune foi uma prolífica escritora. Ela escreveu uma série de romances e contos que exploram vários aspectos da magia e do misticismo. "The Secrets of Dr. Taverner" é uma coletânea baseada em suas experiências com o mago Theodore Moriarty.

  5. Obras Notáveis: Algumas de suas obras mais lembradas incluem "A Doutrina Cósmica", que resume seus ensinamentos básicos sobre misticismo, e "Cabala Mística", considerada sua obra-prima. "Autodefesa Psíquica" é um guia prático sobre como se proteger contra ataques mágicos.

  6. Fundação da "Fraternidade da Luz Interior": Em 1922, Dion Fortune deixou a loja "Alpha e Ômega" e, junto com seu marido Penry Evans, fundou a "Fraternidade da Luz Interior", mais tarde renomeada como "Sociedade da Luz Interior". Essa organização foi central em sua vida posterior.

  7. Participação na "Batalha Mágica da Grã-Bretanha": Durante os dias mais sombrios da Segunda Guerra Mundial, Dion Fortune afirmou ter participado da "Magical Battle of Britain". Essa foi uma tentativa de ocultistas britânicos de contribuir magicamente para o esforço de guerra e impedir uma iminente invasão alemã.

  8. Falecimento: Dion Fortune faleceu em 8 de janeiro de 1946, vítima de leucemia.

Livros

A Cabala Mística
Autodefesa Psíquica
Através dos Portais da Morte
A Sacerdotiza do Mar
Preparação e Trabalho do Iniciado
A filosofia Secreta do Amor e do Matrimônio
Aspectos do Ocultismo
A Doutrina Cósmica
As Ordens Esotéricas e Seu Trabalho
Paixão Diabólica
Magia Aplicada
Sacerdotisa do Mar
O Deus com Pés de Bode
Glastonbury


REFERENCIAS:      YOUTUBE

                             WIKIPÉDIA

                             CLUBE DOS AUTORES

                             COMODAL

                             ESPAÇO VIVER ZEN