PESSOAS ESPECIAIS

Chico Mendes - Parte 2

chicomendes4Chico no Exterior - GAZETA DO ACRE 28/03/87 - Chico Mendes se reúne com BID O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Chico Mendes, informou ontem pelo telefone desde Washington - (EUA), que repercutiu muito bem o fato de pela primeira vez um seringueiro participar de uma conferência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar da questão da preservação da floresta, frente ao projeto de pavimentação da BR-364, entre Rio Branco e Porto Velho, que vem sendo realizado com financiamento do Banco. Chico Mendes viajou para Washington na quarta-feira, depois de permanecer cinco dias em Miami acompanhando a conferência anual do BID, que reuniu três mil pessoas, entre banqueiros, governadores e diretores da instituição. Ele disse ter deixado bem claro aos seus interlocutores, que os seringueiros, índios e trabalhadores rurais do Acre não são contra o asfaltamento. “Somos favoráveis, sim, desde que haja uma política de preservação da floresta, que incentive a agricultura e que impeça a concentração da propriedade da terra nas mãos dos latifundiários".

Na capital dos Estados Unidos, Chico Mendes irá entregar uma carta ao presidente do BID, Antonio Ortiz Mena, alertando-o para o fato de que as proposições dos trabalhadores rurais e dos índios para a proteção do meio-ambiente, não estão sendo sequer ouvidas pelos órgãos que coordenam o asfaltamento da BR-364. "Tal situação contraria uma das cláusulas do contrato de financiamento da obra firmado entre o BID e o governo brasileiro”, afirmou.

O Conselho Nacional dos Seringueiros vem defendendo desde o início do asfaltamento da BR-364, a necessidade de serem criadas as reservas extrativistas: áreas onde os seringueiros possam desenvolver a extração da borracha, de forma cooperativa, livre da devastação ambiental, da especulação fundiária e para impedir que os trabalhadores rurais sejam expulsos para a periferia das cidades, conhecidas como “vilas miséria“.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri também irá encontrar-se com o representante brasileiro junto ao BID em Washington e com parlamentares norte-americanos no Congresso. A viagem do sindicalista está tendo o apoio do Ministério da Cultura, da rede Central de televisão, da Inglaterra e das entidades preservacionistas do EUA, Fundo de Defesa do Meio Ambiente e Fundo Nacional da Vida Silvestre.

O RIO BRANCO 29/03/87

Interesse americano destacado por Mendes

WASHINGTON,D.C. (EBN) - O presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Xapuri, Chico Mendes, informou ontem pelo telefone desde Washington (EUA), que repercutiu muito bem o fato de pela primeira vez um seringueiro participar de uma conferência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar da questão da preservação da floresta, frente ao projeto de pavimentação da BR-364, entre Rio Branco e Porto Velho, que vem sendo realizado com financiamento do Banco.

Chico Mendes viajou para Washington na quarta-feira, depois de permanecer cinco dias em Miami acompanhando a conferência anual do BID, que reuniu três mil pessoas, entre banqueiros, governadores e diretores da instituição. Ele disse ter deixado bem claro aos seus interlocutores que os seringueiros, índios e trabalhadores rurais do Acre não são contra o asfaltamento. "Somos favoráveis, sim, desde que haja uma política de preservação da floresta, que incentive a agricultura e que impeça a concentração da propriedade da terra nas mãos dos latifundiários".

Na capital dos Estados Unidos, Chico Mendes irá entregar uma carta ao presidente do BID, Antonio Ortiz Mena, alertando-o para o fato de que as proposições dos trabalhadores rurais e dos índios para a proteção do meio-ambiente, não estão sendo sequer ouvidas pelos órgãos que coordenam o asfaltamento da BR364. "Tal, situação contraria uma das cláusulas do contrato de financiamento da obra firmado entre o BID e o governo brasileiro", afirmou.

O Conselho Nacional dos Seringueiros vem defendendo desde o início do asfaltamento da BR-364, a necessidade de serem criadas as reservas extrativistas: áreas onde os seringueiros possam desenvolver a extração da borracha, de forma cooperativa, livre da devastação ambiental, da especulação fundiária e para Impedir que os trabalhadores rurais sejam expulsos para a periferia das cidades, conhecidas como "vilas-miséria".

O presidente d o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri também irá encontrar-se com o representante brasileiro junto ao BID em Washington e com parlamentarem norte-amencano no Congresso. A viagem do sindicalista está tendo o apoio do Ministério da Cultura, da rede Central de televisão, da Inglaterra e das entidades preservacionistas dos EUA, Fundo de Defesa do Meio Ambiente e Fundo Nacional da Vida Silvestre.

A GAZETA 02/04/87

Chico Mendes retorna hoje dizendo ter cumprido missão

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Chico Mendes, chega hoje a Rio Branco, após ter realizado - junto com organizações preservacionistas dos EUA um trabalho de esclarecimento da opinião pública norte americana sobre o risco de destruição da floresta amazônica devido às obras de asfaltamento da rodovia BR-364, que vem sendo realizada com financiamento do Banco Mundial (BID).

Chico Mendes disse pelo telefone desde Washington, na noite de terça-feira, que considerava ter cumprido bem sua missão de sensibilizar a opinião pública sobre a questão, “ao ponto de alguns diretores do BID em Miami e assessores de parlamentares, em Washington terem se comprometido em visitar o Acre para conhecerem o problema mais de perto".

Ele enfatizou, que outro ponto alto da viagem foi a entrevista de quinze minutos que concedeu ao programa radiofônico Voz da America do governo americano, levado ao ar na terça-feira. “O pessoal do serviço da Voz da América considerou um fato histórico a presença de um seringueiro nos seus estúdios para falar dos problemas dos habitantes da floresta amazônica”.

Questionado sobre como foi possível a Aliança dos Povos da Floresta para a Defesa da Amazônia, integrada por índios e seringueiros, já que durante tantos anos uns foram jogados contra outros, Chico Mendes explicou ao entrevistador da Voz da América, que essa aliança foi o resultado da elevação do nível de organização dos índios, através da União das Nações Indígenas - UNI e dos seringueiros, através do Conselho Nacional dos Seringueiros - CNS, “unidos em torno de um objetivo comum",

Ele informou ainda que na tarde de terça-feira, esteve reunido em Washington com diversas organizações preservacionistas, como o Fundo de Defesa do Meio-Ambiente, Fundação Pró-Natureza e o Fundo Nacional de Vida Silvestre. "Nesse encontro as entidades decidiram cerrar fileiras na luta pela preservação da Amazônia apontando como alternativa mais racional de ocupação da região sem destruí-la. a efetivação das reservas extrativistas para os seringueiros"

Chico Mendes vai fazer um relato minucioso das sua viagem aos EUA, hoje às19:30 horas, no auditúrio da Catedral. A reunião é aberta ao publico e está sendo promovida pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos. Comissão Pastoral da Terra - CPT, Conselho Indigenista Missionário - CIMI e o Projeto Seringueiro, entre outros.

GAZETA DO ACRE 02/07/87

Chico Mendes viaja a Londres para o prêmio

O sindicalista Francisco Mendes viajou ontem para Londres, onde receberá no dia 6 o prêmio Global 500, concedido pela ONU aos que destacam-se na luta pela ecologia.

De Londres, Chico Mendes irá também a Holanda e outros países europeus para manter contatos com entidades ambientalistas e falar sobre os problemas ecológicos da Amazônia.

Chico Mendes afirmou ontem, antes de embarcar, que o prêmio representa o reconhecimento a todos aqueles que vem lutando pela preservação da Amazônia, sobretudo os seringueiros e aos índios. Fez um apelo as lideranças sindicais do Acre para “descruzar os braços" e tomar a luta começada em anos passados contra a devastação da floresta.

GAZETA DO ACRE 08/07/87

Chico Mendes em Londres recebe prêmio Global 500

EBN - A ONU Organização das Nações Unidas entregou segunda-feira em Birmingham, Inglaterra, o prêmio Global 500, ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Francisco Mendes. em reconhecimento ao seu trabalho pela criação das reservas extrativistas para os índios, seringueiros e castanheiros da Amazônia.

Através de ligação telefônica da Inglaterra, Francisco Mendes informou ter recebido o prêmio das mãos do diretor-executivo da ONU para o meio ambiente, Mustafa Tolba, em solenidade que coincidiu com a abertura do festival de filmes ambientalistas - Ecovisão/87, que se realiza em Birmingham.

Francisco Mendes declarou ter dedicado a homenagem aos habitantes da Amazônia e a todas as pessoas que trabalham pela defesa dos recursos naturais da região amazônica. O prêmio Global 500 é dado anualmente pela ONU às pessoas que se destacam na luta pela preservação do meio-ambiente em todo o mundo.

O RIO BRANCO 02/08/87

Chico Mendes destaca Amazônia no Exterior


chicomendes3

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Chico Mendes, chega hoje nesta capital, após ter realizado - junto com organizações preservacionistas do EUA - um trabalho de esclarecimento da opinião pública norte-americana sobre o risco de destruição da floresta amazônica devido às obras de asfaltamento da rodovia BR-364, que vem sendo realizado com financiamento do Banco Mundial (BID). Chico Mendes disse pelo telefone desde Washington, na noite de terça-feira, que considerava ter cumprido bem sua missão de sensibilizar a opinião pública sobre a questão, "ao ponto de alguns diretores do BID, em Miami e assessores de parlamentares, em Washington terem se comprometido em visitar o Acre para conhecerem o problema mais de perto".

Ele enfatizou que outro ponto alto da viagem foi a entrevista de quinze minutos que concedeu ao programa radiofônico "Voz da América", do governo estadunidense, levado ao ar na terça-feira. "O pessoal do serviço brasileiro da "Voz da América" considerou um fato histórico a presença de um seringueiro nos seus estúdios para falar dos problemas dos habitantes da floresta amazônica'.

Questionado sobre como foi possível a Aliança dos Povos da Floresta para a Defesa da Amazônia, integrada por índios e seringueiros, já que durante tantos anos uns foram jogados contra os outros, Chico Mendes explicou ao entrevistador da "Voz da América", que essa aliança foi o resultado da elevação do nível de organização dos índios, através da União das Nações Indígenas (UNI) e dos seringueiros, através do Conselho Nacional dos Seringueiros - CNS, "unidos em tomo de um objetivo comum".

Ele informou ainda que, na tarde de terça-feira, esteve reunido em Washington com diversas organizações preservacionistas, como o Fundo de Defesa do Meio-Ambiente, Fundção Pró-Natureza e o Fundo Nacional da Vida Silvestre. "Nesse encontro as entidades decidiram cerrar fileiras na luta pela preservação da Amazônia apontando como alternativa mais racional de ocupar a região sem destrui-la , a efetivação das reservas extrativistas para os seringueiros",

Chico Mendes vai fazer um relato minucioso da sua viagem aos EUA hoje, às 19:30min, no teatro da catedral. A reunião é aberta ao público e está sendo promovida pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Comissão Pastoral da Terra - CPT, Conselho Indigenista Missionário - CIMI e o Projeto Seringueiro, entre outros.

Principais momentos de sua vida:

- 1975 – É fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Chico Mendes aceitou o convite para ser secretário geral da instituição.

- 1976 – Começou a organizar os seringueiros para lutarem em defesa da posse de terra.

- 1977 – Participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Neste mesmo ano, foi eleito vereador pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro)

- 1978 – Começou a receber ameaças dos fazendeiros locais, descontentes com sua atuação sindical.

- 1980 – Participou da fundação do Partidos dos Trabalhadores (PT), tornando-se dirigente do partido no estado do Acre. Neste mesmo ano, foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional a pedido de fazendeiros da região, que o acusavam de envolvimento no assassinato de um capataz de uma fazenda. Foi absolvido por falta de provas.

- 1981 – Tornou-se presidente do Sindicato de Xapuri.

- 1982 – Candidatou-se a deputado estadual pelo PT, porém não conseguiu eleger-se.

- 1985 – Organizou o 1º Encontro Nacional de Seringueiros. Participou da fundação do CNS (Conselho Nacional dos Seringueiros). Participou da proposta do “União dos Povos da Floresta”, que previa a união dos interesses dos seringueiros e indígenas na defesa da floresta amazônica.

- 1987 – Recebeu em Xapuri uma comissão da ONU (Organização das Nações Unidas), mostrando a devastação causada na floresta amazônica por empresas financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Após levar as denúncias ao senado dos Estados Unidos, o BID suspendeu os financiamentos a estas empresas.

- 1987 – Recebeu vários prêmios na área de ecologia e meio ambiente em função de sua luta em defesa da floresta amazônica e de seus povos nativos. O mais importante destes prêmios foi o “Global 500”, entregue pela ONU.

- 1988 – Participou da criação das primeiras reservas extrativistas no Acre. Foi eleito suplente da direção nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) durante o 3º Congresso Nacional da CUT.

- 22 de dezembro de 1988 – Chico Mendes foi assassinado na porta de sua casa. Deixou esposa (Ilzamar Mendes) e dois filhos pequenos (Sandino e Elenira).

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Mendes
http://www.meusestudos.com/biografias/chico-mendes.html
http://www.chicomendes.org/
http://www.suapesquisa.com/biografias/chico_mendes.htm