LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Kailasa, o templo de Shiva em Ellora

temkal1O Templo Kailasa (significa cristal em hindi) fica no sitio arqueológico de Ellora, a 30 km da cidade de Aurangabad, no estado de Maharashtra, na Índia e é considerada a maior escavação monolítica do mundo. A estrutura de 900m², e foi esculpida de uma seção sólida e única de uma encosta. Cerca de 2,4 milhões de toneladas cúbicas de pedras foram removidas durante a sua construção. Os construtores esculpiram o templo usando cinzel de uma polegada, começando do topo da rocha e esculpindo para baixo, e acreditasse que levou mais de cem anos para ficar pronto. A Grande Kailasa (caverna 16) é atribuída a Krishna I (c. 757-83 d.C), construído para se assemelhar ...

ao Monte Kailasa – A morada do Senhor Shiva, o deus fatal da trilogia Hindu, que fica no Tibete e é um dos lugares mais sagrados para os hindus e budistas, que a consideram o centro do universo. O complexo inclui um santuário de animais, uma varanda, o salão principal e um lugar sagrado, todos com painéis talhados e diversas esculturas. Há uma lenda local, que diz que o templo foi construído pelos deuses que vieram dos céus em máquinas voadoras. Acreditasse que a planta do templo sustenta esta teoria, porque foi feita com desenhos religiosos que representam o cosmos.

Leia também - Estrada de Bimini

Erich Von Daniken achava que astronautas antigos criaram muitas das estruturas grandiosas da Terra e cita o Templo de Kailasa como um exemplo. O templo atrai caçadores de mistérios antigos que buscam pistas da sua construção e vinculam estas pistas a outras civilizações antigas.

temkal2

O sitio arqueológico de Ellora são na verdade uma série de templos e monastérios escavados nas Montanhas Charanadari e representam o apogeu da arquitetura indiana em escavações. São conhecidas pelos locais pelo nome de “Verul Leni”. Foram construídas no século 8, pela dinastia Rashtrakuta e são únicas pelo tamanho, maestria arquitetônica e principalmente, por representar lado a lado as três maiores religiões da Índia: Hinduísmo, Budismo e Jainismo. Das 34 cavernas de Ellora que se estende por dois quilômetros, as 12 primeiras são budistas e começaram a ser esculpidas por volta de 600 d.C. Seguem-se 17 templos hinduístas e cinco jainistas. Os templos foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983 e representam o primeiro estilo arquitetônico genuinamente indiano.

temkal3

Na entrada do templo de Kailasa, que é o maior de Ellora, a maioria das divindades no lado esquerdo são Shaivite (seguidores de Shiva), enquanto no lado direito as divindades são Vaishnavites (seguidores de Vishnu). Um enorme entrada da acesso a um pátio em forma de U, no tamanho de 82 x 46 metros. O pátio é cercado por uma galeria de colunas com três andares e arcadas com enormes painéis esculpidos. Várias alcovas contem enormes esculturas de diversas divindades. Originalmente, havia pontes de pedras que ligavam as arcadas aos templos centrais, mas caíram no decorrer dos anos.

temkal5

temkal6

temkal7

temkal10

temkal11

Leia também - Cidade murada de Kowloon

No final, estima-se que aproximadamente 2,4 milhões de toneladas cúbicas de rocha tenham sido removidas durante a construção do Kailasa. E sabe o que mais? Essa estrutura se encontra em um complexo onde existem 34 templos e é “apenas” um entre todos eles. Tanto que o Kailasa é listado no sítio simplesmente como “Caverna 16”.

 

Fonte: https://www.magnusmundi.com