LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Casa do Penedo

penecas1A Casa do Penedo situa-se entre Celorico de Basto e Fafe, mais propriamente na freguesia de Várzea Cova, concelho de Fafe, divida ena região norte de Portugal, devendo o seu nome ao facto de ter sido construída entre quatro rochas de grandes dimensões que integram a própria estrutura da casa. Mais concretamente, esta edificação localiza-se na Serra de Fafe, a 10 km a nordeste do centro da sede de concelho, em direção a Cabeceiras de Basto. A sua construção foi iniciada em 1974 e durou cerca de dois anos, tratando-se de uma residência rural, utilizada pelos seus proprietários como destino de férias. A Casa do Penedo integra-se completamente na sua paisagem rural envolvente. A sua construção é inteiramente feita em rocha, à excepção das portas, janelas e telhado. O interior apresenta também um estilo rústico, onde a mobília, ...

as escadas e os corrimãos são feitos de troncos. O sofá, pensado ao estilo rústico, é feito em betão e madeira de eucalipto e pesa 350 kg, fazendo desta casa um local a visitar e que tem despertado a curiosidade de muitos turistas ao longo do mundo, face a sua originalidade e beleza. Não possui qualquer instalação eléctrica.

Leia também - Torre do Silêncio (Dakhma)

A casa também apareceu em um filme português chamado "Moon". Consequentemente, a casa não pode mais servir ao seu propósito original de ser uma casa de lazer no campo. Além disso, o atual dono da casa, Vitor Rodrigues, teve que se afastar para evitar a massa de visitantes curiosos que queriam ver sua propriedade. Desde então, a casa foi convertida em um pequeno museu para acomodar esses turistas.

penecas2

penecas3

Infelizmente, a fama conquistada pela Casa do Penedo também trouxe visitantes indesejados para a sua porta. A casa tem sido alvo de vândalos, que quebraram as janelas muitas vezes. Tem sido alegado que os proprietários tiveram que substituir essas janelas quebradas até 20 vezes. Por causa disso, foi decidido que as janelas à prova de balas seriam instaladas. Além disso, barras de metal foram usadas para reforçar essas janelas. Como precaução adicional, uma porta à prova de bala de aço também foi colocada em prática para impedir que possíveis vândalos causassem danos à casa.

penecas4

penecas5

Leia também - Manchac, um dos mais temidos pântanos do mundo

A Serra de Fafe localiza-se entre Fafe e Celorico de Basto. Chegar à Casa do Penedo não é difícil. Basta alcançar a cidade de Fafe e depois seguir a Estrada Nacional 311 em direcção a Cabeceiras de Basto. No alto da Lameira, pouco depois de passar por baixo de uma ponte há um corte logo a seguir a um café de tolde vermelho e é por aí que deve seguir. Depois, basta explorar os caminhos de terra batida que levam às aldeias da Serra. Aproveite para se perder por aqui pois a população local é afável e irá recebe-lo bem e explicar-lhe como chegar à Casa do Penedo.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org
           https://www.viajarentreviagens.pt
           https://www.ancient-origins.net