Ilhas Izu, onde respirar pode ser uma sentença de morte

rarpu topoExiste um arquipélago chamado de “Ilhas Izu”, na Península de Honshu, ao sul de Tóquio, no Japão. Resulta que estas ilhas são sumamente vulcânicas porque estão próximas de uma confluência de placas tectônicas; de fato, a corrente das ilhas está bem no ponto onde confluem nada menos que três placas tectônicas, criando uma enorme zona de instabilidade vulcânica. Dão forma a duas cidades e a seis vilas. A maior é Izu ?shima, chamado geralmente simplesmente de ?shima. Por causa de sua natureza vulcânica, o local sofre constantemente com o fedor do enxôfre (extremamente similar ao cheiro de milhares de pums).

Os residentes foram evacuados em 1953 e em 2000 devido à atividade vulcânica e aos níveis perigosamente elevados do gás. A população retornou em 2005 mas agora são obrigados a carregar máscaras com eles em todas as vezes, caso os níveis do gás subam repentinamente.

rarpu1

Quem gosta de lugares perigosos com histórias dramáticas de muita gente morta vai gostar dessas ilhas, elas são um dos lugares que eu sem dúvida gostaria de visitar, mas com cuidado, já que lá, respirar pode ser uma sentença de morte. Aproveitem, pois esse é o Nosso Mundo: As ilhas Izu são um grupo formado por mais de vinte ilhas e ilhotas vulcânicas, sendo que nove delas são habitadas. Elas são bonitas e possuem praias paradisíacas, mas o que faz delas um destino turístico no mínimo estranho está mais fundo na terra, literalmente falando. Não entendeu? Então espere até ler a história do lugar, é de dar medo.

rarpu3

As ilhas e os seus habitantes sofreram ao longo de sua história com várias das mais terríveis forças da natureza, entre elas terremotos, tsunamis, tufões e erupções vulcânicas. Apesar de todos esses golpes o povo insistiu em continuar morando nas ilhas Izu, isso até 1953 quando a atividade vulcânica do monte Miyake-jima destruiu a embarcação de pesquisa Kaiyo Maru n º 5, matando 31 pessoas. O vulcão passou a regularmente expelir gases venenosos que forçaram os habitantes a iniciar uma evacuação em massa para salvar suas vidas, a cena de milhares de pessoas fugindo com máscaras de gás foi sem dúvida uma das mais estranhas que alguém poderia presenciar.

rarpu2

No ano 2000 muitas pessoas já haviam retornado as ilhas, mas foram obrigadas a abandonar suas casas novamente quando o vulcão voltou a liberar gases nocivos. Em 2005 o governo autorizou o povo a retornar, mas todos receberam ordens de carregar as máscaras consigo 24 horas por dia como uma medida de segurança. Hoje as ilhas atraem turistas interessados nas magníficas paisagens naturais e também em conhecer a história e ver de perto o vulcão que pode matá-los a qualquer momento.

Fonte: bruxasdaluz.blogspot.com

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade