LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Templo Akshardham, o maior templo hindu do mundo

temind1O Templo de Akshardham ou Swaminarayan Akshardham ou Deli Akshardham foi construído pela Fundação BAPS – Bochasanvasi Aksharpurushottam Swaminarayan Sanstha. Está situado em Nova Deli, na Índia, e é o maior templo hindu do mundo. Sua construção empregou 7.000 artesãos que contaram com o auxílio de 3.000 voluntários. Foi inaugurado em 6 de novembro de 2005. A construção demorou apenas cinco anos para ser concluída. O complexo é enorme, ocupa uma área de cerca de 100 acres. Foi todo feito de mármore branco de Carrara e de arenito rosa do Rajastão. Não foi utilizado aço na construção. É uma das maiores atrações turísticas da Índia e atrai cerca de 70% dos turistas que visitam Nova Deli. Atrai anualmente mais de 5 milhões de visitantes. 

O Templo Akshardham tem 96 metros de largura, 109 de comprimento e 43 metros de altura. É, de cima abaixo, coberto de baixos-relevos com temas relacionados à história da Índia e à religião hindu. Tem 9 domos e 8 salas lindamente trabalhadas.

Leia também - Poveglia - A Ilha Assombrada da Itália

O Templo apoia-se sobre uma base em cuja fachada, numa extensão de 326 metros, foram esculpidos 148 elefantes, 42 aves e outros animais em escala real, além de 125 esculturas humanas e cenários decorativos de árvores, trepadeiras… O elefantes são uma alusão à lenda da Libertação do Gajendra. O elefante tem grande importância na cultura hindu e na história da Índia.

temind2  temind16

No templo há um altar no qual há uma estátua (murti) dourada, de 3,4 metros de altura, de Bhagwan Swaminarayan, a divindade a quem o local foi dedicado. Próximo, há estátuas de imagens de divindades hindus bastante populares e de líderes espirituais da tradição Swaminarayan. No interior do templo há também estátuas de outras divindades hindus: Sita Ram, Radha Krishna, Shiv Parvati, Lakshmi Narayan, entre muitas. Além do seu grande templo central, o complexo tem várias outras atrações.

temind3 temind4

Também conhecido como o Bharat Upavan, o jardim do complexo é muito bem cuidado. Em meio ao jardim, há várias esculturas de bronze de pessoas que contribuíram para a cultura e a história da Índia, como, por exemplo, Mahatma Gandhi.Durante o dia, as escadarias que cercam a fonte servem de assento e local de descanso para os que visitam do complexo e, de noite, é um auditório ao céu aberto onde há um show musical que representa o ciclo da vida.

temind5 temind6

O Neelkanth Kalyan Yatra é um teatro-cinema com uma tela gigante de 26 metros de largura e 20 de altura, na qual é projetado um filme épico, que mostra a peregrinação de Neelkanth Varni, uma criança iogue, que viveu na Índia no século 18, e que mais tarde ficou conhecida como Bhagwan Swaminarayan e a quem o local foi dedicado.

temind7 temind8

Trabalharam no filme 45.000 figurantes. Foi filmado em 108 locais da Índia e mostra lugares sagrados da Índia, que vão desde os picos gelados do Himalaia, ao norte, até a costa intocada de Kerala, ao sul. Mostra festividades e tradições espirituais da Índia.

Leia também - O caso do Lago Nyos

É um filme que apresenta a glória da Índia e inspira valores como a determinação, o esforço, a coragem, a verdade e a espiritualidade. Uma estátua sagrada, em bronze, de 8 metros Neelkanth Varni, quando ainda menino, está na entrada do cinema.

temind9 temind10

O Salão dos Valores, Sahajanand Pradarshan, mostra 15 dioramas 3D sobre fatos da vida de Swaminarayan e nos quais são empregados robótica e efeitos de luz e som. As figuras dos dioramas ganham vida e movimentos por meio de recursos de robótica: elas dialogam entre si e falam ao público sobre temas ahimsa (princípio ético-religioso adotado principalmente pelo jainismo e presente no hinduísmo e budismo): esforço, oração, moralidade, vegetarianismo, harmonia familiar… e também sobre a vida de Bhagwan Swaminarayan.

temind11 temind12

O Narayan Sarovar é um lago artificial que circunda o monumento principal. O lago contém águas sagradas recolhidas de 151 rios e lagos, que se acredita terem sido santificados pela presença de Swaminaraya. No Neelkanth Abhishek, o visitante derrama água sobre a imagem de Neelkanth Varni expressando reverência e orando para elevação espiritual e realização de desejos.

Leia também - Torre do Silêncio (Dakhma)

temind13

temind14

temind15

temind17

Mais de 60 hectares do complexo são formas de paisagismo. Uma delas é um jardim em forma de lótus no qual há pedras gravadas com mensagens de grandes pensadores e celebridades mundiais: Shakespeare, Martin Luther King entre outras. O complexo de Akshardham é, sem dúvida, um dos lugares do mundo que merece ser conhecido.


Fonte: https://www.epochtimes.com.br