LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Derinkuyu, a cidade alienígena subterrânea e a teoria da conspiração

derin15Denrinkuyu é o nome de uma antiga cidade subterrânea de vários andares no distrito de Derinkuyu na província de Nevsheir na Turquia. Pra quem gosta de teorias conspiratórias como eu,  iria adorar conhecer a cidade, por ser tão antiga, sua complexidade levanta a hipótese de ter sido feita com a ajuda de “engenheiros extraterrestres”. Com 11 andares, é grande o bastante para abrigar milhares de pessoas inclusive com seus suprimentos e comida. É a maior cidade subterrânea da Turquia e é parte de uma rede de vários complexos que foram encontrados em Cappadocia. A cidade podia ser fechada pelo lado de dentro com grandes portas de rocha, os 11 andares ...

não foram totalmente escavados ainda. Internamente, cada andar poderia também ser fechado separadamente dos outros.

A cidade acomodava entre 35 a 50 mil pessoas e contava com vários artigos de “luxo” para uma cidade debaixo da terra, como estruturas para se fazer vinho e extrair óleo, celeiros, armazéns, refeitórios e capelas.

Leia também - Torre do Silêncio (Dakhma)

No segundo andar, existe uma grande sala com um teto ovalado, semelhante a uma igreja, segundo os escavadores, era utilizada para uma escola religiosa e os quartos próximos, destinados aos estudantes.Entre o terceiro e o quarto andar, existe uma escada e uma passagem. Essa passagem levava até uma igreja em forma de cruz em um andar inferior. O grande sistema de dutos de ventilação tinham 55 metros, eram bem planejados e eficientes, além de ar, eles proviam água para os moradores de cima e da cidade subterrânea.


Rocha Vulcânica

derin2

derin12

derin4

derin3

 

Escavada em rocha vulcânica, a sua arquitetura é um tanto rudimentar, embora fossem usados sistemas engenhosos para bloquear a entrada de intrusos, como portas em forma de rodas esculpidas de uma rocha de consistência mais dura, daí supõe-se também que provavelmente essas cidades foram construídas como cidades de defesa. Foram descobertas mais de 600 saídas à superfície e se calcula que essa cidade poderia albergar até 100.000 habitantes possuindo também um túnel com aproximadamente 8 km de extensão que a conecta com outra cidade subterrânea de Kaymakli. A maior dessas cidades subterrâneas foi descoberta em 2007 em Gaziemir, no distrito de Güzelyurt, pertencente a uma antiga rota da seda, permitindo aos viajantes descansar em uma cidade-fortaleza sob o solo.


Uma mera "casualidade"

derin1

derin14

derin7

derin6


Em 1963, um habitante de Derinkuyu (na região da Capadocia, Anatolia central, Turquía), ao derrubar  uma parede de sua casa, descobriu assombrado que por detrás da mesma se encontrava uma  misteriosa habitação que nunca havia visto; esta  habitação levou-o a outra e esta a outra e a outra... Por casualidade havia descoberto  a cidade subterrânea de Derinkuyu, cujo primeiro nivel  foi escavado pelos hititas cerca de 1400 a.C.

Os arqueólogos começaram a estudar esta  fascinante cidade subterrânea abandonada.  Conseguiram chegar aos quarenta metros de profundidade, acreditando-se contudo  que chegue aos  85 metros. Atualmente já se descobriram 20 niveis subterrâneos. Só podem ser visitados os oito  níveis superiores; os restantes estão  parcialmente obstruidos ou reservados aos  arqueólogos e antropólogos que estudam Derinkuyu. A cidade foi utilizada como refúgio por  milhares de pessoas que viviam no subsolo  para se proteger das frequentes invasões que  sofreu a Capadocia, nas diversas épocas  da sua ocupação, e também pelos primeiros  cristãos. 

Os inimigos, conscientes do perigo que corriam ao introduzir-se no interior  da cidade, geralmente tentavam que a  população viesse à superfície envenenando os  poços.

O interior é assombroso: as galerias subterrâneas de Derinkuyu (onde há espaço  para, pelo menos, 10.000 pessoas) podiam  refugiar-se em três pontos estratégicos  deslocando portas circulares de pedra. 

Leia também - Manchac, um dos mais temidos pântanos do mundo            

Estas pesadas rochas que encerravam as  entradas impediam a invasão dos inimigos. Tinham de 1 a 1,5 metros de altura, uns 50 centímetros de espessura  e um peso  de até 500 quilos.
 
Infelizmente, por problemas técnicos, não pude postar  as fotos que mostram inclusive a porta  circular de pedra que  fechava a entrada, isolando os habitantes no subsolo.
 
Derinkuyu tem ainda um túnel de quase 8  quilometros que conduz a outra cidade  subterrânea : Kaymakl.

De cidades  subterrâneas  desta zona já falava o  historiador grego  Jenofonte. Na sua obra Anábasis  explicava que as pessoas  que vivian na Anatolia  haviam escavado suas  casas no sub-solo  e  viviam em alojamentos  suficientemente grandes  para albergar uma  família, seus animais  domésticos e armazém de  alimentos.
 
Nos níveis recuperados, encontraram-se  estábulos, comedouros, uma igreja (de planta  cruciforme de 20 por 9 metros, com um teto  de  mais de 3 metros de altura), cozinhas (todavia   já enegrecidas pelo fumo das fogueiras que  acendiam para cozinhar), prensas para o vinho  e para o azeite, tabernas, cantinas, uma escola, numerosas habitações e até um bar.
 
A cidade  beneficiava da   existência de um rio  subterrâneo;  tinha poços de  água e um  magnífico  sistema de ventilação. (Encontraram   52 poços  de ventilação  que  assombraram  os engenheiros  da  atualidade).


Um mistério

derin8

derin9

derin13

derin10


Até hoje, ninguém sabe exatamente como esse complexo subterrâneo foi construído e pra que servia exatamente. Alguns teóricos adeptos da “teoria dos aliens antigos”, defendem que a cidade é muito mais velha do que se imagina e foi criada por visitantes extraterrestres e posteriormente abandonada, sendo encontrada por moradores e reutilizada.De acordo com esses teóricos, os aliens com um conhecimento superior de ciências e engenharia aterrisaram na Terra há vários anos atrás, compartilhando seus conhecimentos com as primeiras civilizações e mudando o curso da história humana. Mas como esse conceito se desenvolveu, existe alguma evidência disso?

A teoria dos aliens antigos tomou forma na idéia de que existem vidas em outros planetas e que humanos e extraterrestres já cruzaram uns com os outros por aí. Em 1960 o tema ganhou visibilidade após uma onda de avistamentos de OVNIS e com o filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”. O programa espacial terrestre também ajudou a reforçar a idéia, se os humanos podem viajar para outros planetas, porque os extraterrestres não poderiam visitar a Terra?

Em 1968 o autor sueco Erich von Däniken publicou seu livro “Eram os Deuses Astronautas?” que se tornou imediatamente um best-seller. No livro ele levanta a hipótese de que milhares de anos atrás, viajantes do espaço de outros planetas visitaram a Terra e que eles teriam ensinado os até então humanos primitivos sobre sua tecnologia, tendo inclusive influenciado as antigas religões. Ele é lembrado por vários teóricos  que defendem os aliens antigos, que é também conhecida como a teoria dos astronautas antigos.

A maioria dos teóricos que defendem a teoria dos aliens antigos, inclusive von Däniken, apontam dois tipos de evidências para suportar suas idéias:

A primeira é que os textos de religiões antigas em que humanos interagem com os Deuses e outras entidades frequentemente os descrevem como vindos do céu, e em algumas vezes, utilizando carruagens voadoras que parecem espaçonaves de poderes sobrenaturais.

Leia também - A pedra dos 12 ângulos de Cusco

A segunda é que as espécies retratadas nas pinturas primitivas mostram figuras fisicamente parecidas com aliens. Os teóricos também citam para apoiar a teoria, a existência de maravilhas arquitetônicas que até hoje não se sabem ao certo como conseguiram ser construídas, como o Stonehenge e as pirâmides do Egito.

Se os aliens visitaram a Terra no passado, poderiam eles aparecer por aqui no futuro? Para um teórico que defende a idéia dos aliens antigos a resposta é: sim. Eles acreditam que compartilhando seus pontos de vistas eles poderão preparar as gerações futuras para um encontro, segundo eles, inevitável.

 

Fonte: http://criticaprivada.wordpress.com/
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_subterr%C3%A2nea_de_Derinkuyu
            http://www.dihitt.com.br/