LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Poço de Darvaza: O Portal do Inferno

darvaz6Darvaz, também conhecida como Darvaza, ou Derweze ("O Portão", em turcomano) é uma vila do Turcomenistão com cerca de 350 habitantes, localizada a cerca de 260 quilômetros ao norte de Ashgabat, no meio do deserto de Kara-Kum, que ocupa mais de 70% do país de 350.000 quilômetros quadrados e é rico em petróleo, enxofre e gás natural. Seus habitantes são principalmente turcomanos da tribo Teke, que conservam um estilo de vida semi-nômade. A chamada Porta do Inferno (ou Porta para o Inferno) é uma cratera situada próxima de Darvaz.  NA imensa cratera recebeu este nome em virtude das labaredas constantes que nela flamejam, propiciando um cenário que faz lembrar ...

a descrição popular do acesso principal ao mitológico Reino de Hades. Trata-se de um projeto de mina de 60 metros de diâmetro por 20 metros de profundidade.

 

darvaz1 darvaz2

 

Em 1971 (ou na década de 1950, segundo outros relatos), geólogos soviéticos efetuaram estudos de viabilidade para a extração de gás natural no lugar e efetivamente encontraram o que estavam procurando. Durante as escavações, porém, foi descoberta uma caverna subterrânea de grande profundidade, repleta de gás tóxico. Por causa dessa substância, as perfurações foram suspensas e fogo foi ateado no local, a fim de que o conteúdo tóxico fosse consumido pelo processo de combustão, já que havia o receio de consequências para a população. 

Leia também - Palácio Nacional da Pena

Entretanto, o fogo jamais se extinguiu, e a cratera continua flamejante atualmente. Não há nenhuma previsão de quando as labaredas vão finalmente cessar, já que ninguém tem noção da quantidade de gás que ainda existe nas profundezas da cratera. O motivo de permanecer aceso por tanto tempo, é que na região do Mar Cáspio existem muita abundância em petróleo e gás, e até que esse gás tenha acabado totalmente, o fogo se manterá aceso.

{youtube}Ne2FjTWMYbQ{/youtube}


Fonte: http://pt.wikipedia.org
          http://www.supernaturalbrasil.org