LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Roopkund, o Lago dos Esqueletos

lago3INDIA — Roopkund, mais conhecido com Skeleton Lake [Lago dos Esqueletos], localizado no estado indiano de Uttarakhand, um lugar remoto e praticamente desabitado nas Montanhas Himalaias, há mais de 5 mil metros de altitude, é uma enorme sepultura onde jazem cerca de 300 a 600 ossadas humanas. O lago dos Esqueletos foi descoberto em 1942 por um guarda ambiental, embora haja relatos sobre esses ossos do final do século XIX.  Mais recentemente, o lago gelado foi visitado por uma equipe de cientistas ...

europeus e indianos. O local é tão isolado que somente é possível alcançá-lo depois de três dias de viagem partindo do assentamento humano mais próximo. Inicialmente foi especulado que os restos eram aqueles de soldados japoneses que tinham fugido de área e pereceram, em seguida, à devastação do terreno inóspito. Assim sendo o tempo da Segunda Guerra Mundial, os britânicos enviados imediatamente uma equipe de investigadores para determinar se eles tinham tropeçou em alguns inimigo secreto movem. No entanto, após investigação descobriu que os cadáveres não poderiam pertencer aos soldados japoneses, como eles não eram frescos.

lago2

Alguns exploradores britânicos a Roopkund e muitos estudiosos sugerem que os ossos pertenciam a General Zorawar Singh de Caxemira e seus homens, que são disse ter perdido o seu caminho e pereceram no alto Himalaia, em sua viagem de regresso após a batalha do Tibete, em 1841. Mas testes de radio-carbono sobre os cadáveres na década de 1960 desmentiram essa teoria. Os testes indicarem vagamente que os esqueletos poderiam remontam a qualquer momento entre os séculos XII e XV. Isso levou muitos historiadores a hiperligação os cadáveres de um malsucedido atentado por Mohammad Tughlak o Garhwal Himalaya. Ainda outros acreditavam que os restos eram os das vítimas de uma epidemia desconhecida. Alguns antropólogos também apresentou uma teoria de suicídio ritual.

lago1

Foi somente em 2004, quando uma equipe de cientistas europeus e indianos convergiu para a área, a mando do National Geographic Channel, a horrível verdade do mistério começou a vir à luz. Teste de DNA colocados mortos em duas categorias físicas distintas - uma de baixa estatura e mais os outros significativamente altas. Suas descobertas também revelaram que os corpos pertenciam a um tempo muito mais cedo do que se pensava. Datação de carbono colocar a data de cerca de 850 AD.

lago5

Rachaduras na parte de trás de seus crânios indicaram que todos eles morreram por um golpe fatal na parte de trás de sua cabeça, mas eles não foram causados por um deslizamento de terra ou uma avalanche, mas por blunt, arredondar objetos do tamanho de bolas de críquete. Ausência de lesão em outras partes do corpo significava que o ataque veio de cima. A explicação só plausível para muitas pessoas a sustentar tais lesões semelhantes ao mesmo tempo é algo que caiu do céu, como... chuva de granizo.

Não há nenhuma evidência histórica de quaisquer rotas de comércio ao Tibete na área mas Roopkund situa-se em uma rota de peregrinação importante do culto Nanda Devi, com festividades que ocorrem aproximadamente uma vez cada 12 anos. O grupo composto por 500 a 600 pessoas foram provavelmente peregrinos. Os principais viajantes eram todos da mesma área, e eles tinham contratado um grupo de porteiros que conhecia a área para transportar sua bagagem por meio de altas montanhas. Em chegando ao lago, tinha provavelmente escalaram as encostas para obter água doce quando as nuvens se mudou em. Com nenhum abrigo no Himalaia aberto, muitos, ou, eventualmente, todos eles, pereceram. As águas geladas preservados seus corpos durante centenas de anos.

Alguns deles ainda tinham cabelo e unhas, bem como peças de roupa intacta.É possível que alguns dos peregrinos escaparam do Calvário, voltou para a aldeia e contou o conto, pois existe um folclore interessante. Uma canção tradicional entre as mulheres do Himalaia descreve uma deusa tão furioso no forasteiros que contaminaram o seu santuário de montanha que ela fez chover morte sobre eles por arremessando granizos "duro como ferro".

As pesquisas revelaram fatos mais detalhados. Testes de DNA distinguiram dois tipos físicos bem diferentes entre os ossos: um, de baixa estatura; o outro tipo, ao contrário, é notavelmente alto. As descobertas também indicam que o achado remonta ao século IX[anos 800 d.C.]. Agora, os cientistas procuram respostas que expliquem o Lago dos Equeletos: o que ou quem e por que matou aquelas pessoas naquele lugar no meio do nada? Os crânios apresentam fraturas mas essas podem ter sido causados por impactos de granizo, post-mortem... embora tais granizos tenham produzidos orifícios do diâmetro de uma bola de tenis. Alguns acreditam em algum tipo de desastre natural como uma tempestade de neve ou deslizamento de terra. Alguns corpos foram encontrados dentro do lago intactos, preservados sob o gelo, usando, inclusive, jóias.

Outros, porém, especulam que Roopkund, pode ser parte do trajeto de uma procissão religiosa conhecida como Nanda Jaat Yatra, realizada a cada doze anos. Segundo a lenda, um certo rei empreendeu essa procissão mas fez-se acompanhar por dançarinas. Isso ofendeu a deusa Nanda que, então, mandou uma forte nevasca que matou os peregrinos. O mistério permanece; mais um dos mistérios da Índia.

Fonte: http://portaldossegredos.blogspot.com.br
          http://edukavita.blogspot.com.br