LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

A Torre do Diabo

torrediabo12011 - A Torre do Diabo é um vulcão cilindríco com 275 metros de altura, localizado na região nordeste do estado de Wyoming, nos Estados Unidos. Ela é famosa por ter aparecido no filme de Ficção Científica Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977), de Steven Spielberg. O enorme monumento formado há cerca de 50-60 milhões de anos com magma forçado a subir desde o subsolo, estava originalmente oculto por uma camada de arenito sedimentário. A erosão desgastou este material e revelou a maravilha geológica que vemos hoje – um monólito de cume achatado, constituído por colunas hexagonais que parecem um punhado de lápis gigantes em pé. O rochedo é sagrado para os indígenas da região, que crê que as suas inúmeras fendas e canais são marcas das garras de um urso gigante. A Torre do Diabo é formada por ...

uma rocha vulcânica dura chamada pórfiro fonólito – uma substância tão densa que retine quando tocamos mesmo num pedaço pequeno.

torrediabo2

Esta solidez juntamente com as inúmeras fendas, torna a face do rochedo ideal para a escalada. Foi subida pela primeira vez em 1893 por um rancheiro que usou escadas penduradas em cavilhas inseridas nas fendas.  Hoje, cerca de 4000 pessoas tentam escalá-lo todos os anos, mas apenas metade alcança o cume.

torrediabo3

Lá em cima há um planalto com a dimensão de um campo de futebol, onde são encontrados, ratos, esquilos e cobras, para além de vistas fantásticas em todas as direcções.

Fonte: http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com.br/