LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Krubera, a caverna mais profunda do mundo

cavprofun2Em Abkházia, na Geórgia, podemos encontrar a meca da espeleologia, conhecida como Caverna Krubera  ou como Voronya (russo para "Corvo") é a mais profunda caverna conhecida na Terra. Ela está localizada no Arabika, uma dos maiores maciços montanhosos de calcário cárstico na região do Cáucaso Ocidental, que abriga várias centenas de cavernas, que começaram ...

a se desenvolver a pelo menos 5 milhões de anos atrás. Pese que tenha sido descoberta pela primeira vez em 1960, o mundo teve que esperar até 2001 quando uma expedição da Associação Ucraniana de Espeleologia atingiu uma profundidade de 1.709 metros, superando o recorde anterior de Lamprechtsofen, nos Alpes austríacos, por mais de 250 metros.

A história foi recontada mais uma vez em 2004, quando enfim chegaram ao que acham (não tem certeza) ser a base da caverna aos 2.197 metros de profundidade.

cavprofun3

cavprofun4

Krubera, em realidade, é um sistema de longas cavernas de 16.058 metros, cuja maioria consiste de profundos poços verticais, que estão interligadas com o vão principal. A caverna começa no alto das montanhas, a uma altitude de 2.256 metros, com uma entrada estreita. Os primeiros exploradores, muitas vezes tiveram que cavar para transpor passagens muito estreitas para permitir a passagem segura. Em outros lugares, o vão é tão grande quanto um túnel de metrô.

cavprofun5 topo

cavprofun6

Só para que tenham uma ideia, 5 das cavernas deste sistema têm mais de 1.000 metros de profundidade; a maior dela é a única caverna conhecida na Terra mais profunda do que 2.000 metros. Na profundidade de 200 metros, a caverna se divide em dois ramos principais: o Non-Kuybyshevskaya, que já foi explorado até os 1.293 metros de profundidade em 2008) e o principal que tem os referidos 2.197 metros de profundidade. Este duto principal se divide ainda mais em numerosos ramos na profundidade de 1.300 metros.

cavprofun8

cavprofun11

Quando espeleólogos começaram a explorar a caverna, uma das maiores dificuldades enfrentadas foram os túneis inundados chamados de "reservatórios". Quando se deparam com esse fosso, os espeleólogos tem que colocar seu equipamento de mergulho e seguir em frente, ou melhor, para baixo.

cavprofun9

cavprofun12

Um dos reservatórios, o mais profunda, tem quase 70 metros de profundidade. A gruta agora é destino muito popular para as expedições provenientes de muitos países.

Fonte: http://englishrussia.com/